Região registra redução em casos de assassinatos em outubro

Número de homicídios chega a 250 nos primeiros dez meses do ano; Lorena segue na liderança do ranking

Viaturas em frente a Companhia da Polícia Militar de Cruzeiro; região reduz número de assassinatos (Foto: Jéssica Dias)
Viaturas em frente a Companhia da Polícia Militar de Cruzeiro; região reduz número de assassinatos (Foto: Jéssica Dias)

Lucas Barbosa

Regional

Um levantamento divulgado pela secretaria de Segurança Pública do Estado na última segunda-feira apontou que o Vale do Paraíba registrou em outubro uma queda de 37% no número de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) comparado ao mesmo período de 2016. Os números também revelaram que Lorena segue como a cidade mais violenta da sub-região 3 da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), com 21 assassinatos nos primeiros dez meses deste ano.

De acordo com os dados, 27 moradores da região tiveram suas vidas ceifadas pela violência em outubro. No mesmo mês de 2016, o número de vítimas chegou a 43.

O estudo também demonstrou que de janeiro a outubro, foram registrados 250 assassinatos no Vale do Paraíba, representando uma queda de 27% comparado ao mesmo período do ano passando, quando 342 pessoas foram executadas.

Integrante da sub-região 2 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que conta com dez municípios, Pindamonhangaba, que teve quatro assassinatos em outubro, ficou atrás somente de Taubaté em registros de homicídios dolosos no ano, com 16 ocorrências. Em comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 27 moradores mortos, a cidade registou uma queda de 40%.

Já sub-região 3, integrada por nove cidades, Lorena lidera o “Ranking da Morte de 2017” com 21 homicídios dolosos, sendo dois em outubro. Mesmo na liderança, o município registrou uma queda de 8% em relação a mesma época do ano passado, quando 21 pessoas tiveram suas vidas interrompidas pela violência.

Guaratinguetá, que também contabilizou dois assassinatos em outubro, é apontada pelos dados como a segunda cidade com mais casos na sub-região 3, com 18 registros. O número representa um aumento de 12%, já que 16 pessoas foram mortas entre janeiro e outubro de 2016.

Já as demais cidades da região contam com seguintes registros de homicídios dolosos nos primeiros dez meses de 2017: Cruzeiro (10), Potim (6), Cunha (3), Aparecida (2), Canas (2), Piquete (2), Roseira (2) e Cachoeira Paulista (1).

Quedas – Outro indicador criminal que também sofreu redução no Vale do Paraíba foi o latrocínio (roubo seguido de morte). Enquanto nos primeiros dez meses de 2016 foram registrados 23 casos, neste ano o numero caiu para 17, provocando uma queda de 26%.

Também houve diminuição dos casos de roubo, que passaram de 10.267 mil para 8.699 mil, contabilizando uma redução de 14%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?