Com doação da Yakult, Lorena deve contar com sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2018

Empresa doa recursos para implantação de mais de um quilometro de pista especial para ciclistas; obra é esperada para o início do ano

Ciclistas dividem espaço com motoristas na avenida que vai ganhar ciclovia após anúncio de parceria entr Prefeitura e Yakult (Foto: Lucas Barbosa)
Ciclistas dividem espaço com motoristas na avenida que vai ganhar ciclovia após anúncio de parceria entr Prefeitura e Yakult (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Instalada há quase vinte anos em Lorena, a empresa Yakult doou na última segunda-feira R$ 150 mil para o Município construir uma ciclovia de mais de um quilometro no trecho da avenida Dr. Minoro Shirota, no Novo Horizonte. Após a implantação, a cidade contará com mais de sete quilômetros de espaços exclusivos para o tráfego de ciclistas.

No último dia 23, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) recebeu em seu gabinete o diretor vice-presidente da Yakult, Atsushi Nemoto, para a assinatura do contrato de doação dos recursos. A ciclovia será construída na avenida em frente à Yakult, instalada desde 1998 na via paralela a rodovia Presidente Dutra. A expectativa é que o espaço beneficie principalmente os moradores do Novo Horizonte e funcionários de empresas instaladas neste trecho da avenida Dr. Minoro Shirota.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Marcos Ramos, o Marquinhos da Colchoaria Ramos, a pasta apresentou no primeiro semestre do ano o projeto da implantação da ciclovia à gerência da Yakult, que decidiu custear a melhoria. Ele revelou ainda que o dinheiro doado foi depositado na conta do Munícipio na última segunda-feira. “Ainda estamos    estudando como o serviço será realizado, mas possivelmente faremos um processo licitatório para a contração de uma terceirizada. A expectativa é que a obra comece no inicio do primeiro semestre de 2018 e seja concluída em até um mês”, explicou Ramos.

O chefe da pasta ressaltou que a nova ciclovia simboliza um considerável avanço no projeto de melhorias na mobilidade urbana do município. “O fruto desta parceria com a Yakult beneficiará centenas de ciclistas e esportistas que utilizam aquele grande trecho próximo à empresa. É um grande avanço a cidade estar perto de ter mais de sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, que buscam garantir a segurança de milhares de cidadãos”.

Um novo estudo será realizado em 2018 para avaliar se a cidade necessitará da implantação de novos espaços destinados aos ciclistas.

A noticia sobre a construção da ciclovia agradou o repositor de mercadorias, Evandro Albino, 31 anos, que quase diariamente utiliza a avenida Dr. Minoro Shirota para chegar ao trabalho em um supermercado no Vila Zélia. “Já faz mais de três anos que de segunda a sexta feira saio do Novo Horizonte e passo aqui na porta da Yakult. Vai ser muito bom ter uma ciclovia aqui porque nos horários de pico fica meio arriscado pedalar por aqui por causa do grande movimento de carros e caminhões. Também vai ser bom para o pessoal que treina ciclismo aqui”.

Histórico – Com o objetivo de ordenar o trânsito e oferecer mais segurança aos ciclistas, o Executivo iniciou no primeiro semestre de 2016 a implantação das ciclovias e ciclofaixas pelo município. Com um investimento de cerca de meio milhão foram beneficiados seis quilômetros, comtemplando os trechos da avenida Marechal Argolo (Santa Edwiges), avenida Targino Villela Nunes (Vila Nunes), avenida Marechal Teixeira Lott (Vila Nunes) e rua Major Oliveira Borges (Centro).

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Com doação da Yakult, Lorena deve contar com sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?