Ubatuba promete reforçar fiscalização contra crimes ambientais

Prefeitura traça planejamento de vistorias em pontos turísticos; acampamentos irregulares e acúmulo de lixo preocupam Município

Reunião realizada    (Foto: Divulgação PMU)
Reunião para debater planos estratégicos para fiscalizar pontos turísticos da cidade (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Tentando conter o aumento de danos ambientais em diversos pontos turísticos de Ubatuba, a Prefeitura anunciou na última semana que intensificará as ações de fiscalização a partir do início de novembro. Além de desmatamento e despejo irregular de lixo, a medida busca coibir acampamentos irregulares.

Além da GCM (Guarda Civil Municipal), representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo se reuniram no último dia 11 para traçarem um plano estratégico de combate ao descumprimento de leis ambientais e municipais principalmente durante a temporada turística, período em que quase um milhão de visitantes chegam á cidade litorânea.

De acordo com o secretário de Turismo, Potiguara do Lago, durante o encontro foi definido que através de um trabalho conjunto entre as pastas e a GCM, também contando com o apoio da Polícia Militar Ambiental, aumentará a frequência de vistorias e abordagens principalmente nos pontos turísticos: Corcovado, Ilha das Couves, Trilha das Sete Praias e Trilha do Saco das Bananas. “Além da montagem de acampamentos irregulares, nos últimos anos aumentou o volume lixo despejado nestes atrativos   turísticos, causando danos ao meio ambiente. As práticas de Ecoturismo devem ser sustentáveis, mas infelizmente muitas pessoas acabam indo na contramão. Acreditamos que com o aumento da fiscalização, poderemos conscientizar os visitantes e inibir novos casos”.

O chefe pasta revelou ainda que uma nova reunião será realizada no próximo dia 24, quando será definido o cronograma das vistorias. “É importante ressaltar esta medida não visa inibir o turismo nestes pontos, mas sim garantir que ele não comprometerá o meio ambiente. Os visitantes que forem flagrados em acampamentos irregulares terão até uma hora para se retirarem do local. Caso não respeitem a ordem, serão multados e terão seus equipamentos apreendidos pela fiscalização”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?