Silveiras avança em implantação de água tratada no Bom Jesus
Sabesp inicia estudo de custos para realização de obra; cerca de 250 famílias devem ser atendidas por parceria
Lucas Barbosa
Silveiras
Cerca de 250 famílias do Bom Jesus, em Silveiras, estão próximas de passarem a contar com água tratada e rede de esgoto em suas casas. Após o aval dos moradores, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou na última semana um estudo para definir os detalhes para a implantação do sistema de saneamento básico.
Localizado na zona rural, o Bom Jesus era um bairro irregular até o fim do primeiro semestre de 2017, quando foi inscrito pela Prefeitura no programa estadual de regularização fundiária “Cidade Legal”. Beneficiado, o local ficou apto a pleitear a implantação do sistema de saneamento básico fornecido pela Sabesp.
Em novembro do ano passado, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) visitou a cidade e recebeu o pedido de apoio do prefeito Guilherme Carvalho (PSDB) em relação às tratativas com a Companhia. No mês seguinte, o chefe do Executivo conseguiu se reunir com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que autorizou o início de estudos de viabilidade.
Como parte do processo, na primeira semana de janeiro o Executivo realizou uma audiência pública no bairro, e nos dias seguintes percorreu as casas para averiguar se as famílias, que atualmente coletam água da serra, aceitariam pagar para pelo abastecimento do líquido tratado. “Cerca de 95% dos moradores ficaram de acordo com essa provável mudança. A partir disso fizemos um relatório que contém a assinatura dos proprietários que desejam contar com o serviço, e o encaminhamos recentemente a Sabesp”, explicou o prefeito.
Além de ressaltar que a obra será custeada pela estatal e em contrapartida o Município disponibilizará a mão de obra e maquinários necessários, Carvalho revelou quais serão os próximos passos rumo à implantação da água encanada e rede de esgoto no Bom Jesus. “Fomos comunicados que a Companhia já iniciou um estudo para definir o valor que será investido na realização da obra. Ainda não é possível estabelecer um prazo para o início do serviço, mas a Prefeitura fará todo o possível para garantir que essas dezenas de famílias sejam beneficiadas por este avanço”.