COI Regional continua sem data para sair do papel e Pinda puxa avanço na região

Reforço deveria ter sido entregue em 2017; municípios buscam alternativas para combater violência

Imagem das câmeras de segurança flagram violação a parquímetro em Pinda; Estado não consegue avançar com implantação de COI regional (Foto: Arquivo Atos)
Câmeras flagram violação a parquímetro em Pinda; Estado não consegue avançar com implantação de COI regional (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Prometida para o fim do ano passado, a implantação do COI (Centro de Operações Integradas) Regional segue sem data para ser efetuada na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). A proposta de instalação do sistema de videomonitoramento é considerada uma alternativa para conter o aumento da criminalidade na região, a mais violenta do interior de São Paulo.

Em agosto de 2017, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a liberação de cerca de R$ 3 milhões para o Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que através de seu conselho, elaborou um projeto para a implantação de duzentas câmeras de segurança distribuídas por 39 municípios. As imagens captadas seriam enviadas ao COI, que deveria ser instalado no CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) em São José dos Campos, e integradas ao Sistema Detecta, plataforma de banco de dados que permite a identificação de placas de veículos roubados e foragidos da Justiça.

O Estado também recebeu no ano passado um relatório elaborado pela Polícia Militar e o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública) que descrevia os pontos em que as câmeras deveriam ser colocadas nos municípios e rodovias da região.

Uma matéria publicada na última sexta-feira pelo jornal O Vale, de São José dos Campos, revelou que o processo licitatório para a compra dos equipamentos não foi sequer aberta pelo Estado até o momento.

Em nota oficial, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou somente que o projeto do COI Regional está em processo avançado de análise.

O Estado ressaltou ainda que os investimentos em tecnologia e a atuação policial possibilitaram que no ano passado os homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) caíssem 24,4% na região, em comparação com 2016.

Alternativas – Enquanto o COI Regional não vira realidade, as cidades da região tentam caminhar sozinhas na busca de ferramentas tecnológicas que contribuam para a redução da violência. No último dia 7, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou o projeto “Pinda Inteligente”, que repassará as imagens de câmeras particulares ao COI. Com a iniciativa, além das 16 câmeras municipais, os monitores terão acesso ao material captado pelo sistema de vigilância de casas e estabelecimentos comerciais de diversos pontos do município. O Executivo acredita que os primeiros moradores interessados em contribuir comecem a se inscrever no programa até o fim do mês.

Já Guaratinguetá abriu no fim do ano passado um edital para a contratação da empresa que será responsável pela prestação de serviços técnicos de monitoramento e instalação do COI (Centro de Operações Integradas). A expectativa é que o processo licitatório seja concluído até o fim do primeiro semestre.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?