Reclamações de cartões de crédito e bancos lideram atendimentos no Procon de Caraguá
Mais de novecentos atendimentos com orientações e encaminhamentos são registrados apenas em novembro
Bruna Silva
Caraguatatuba
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Caraguatatuba finalizou o mês de novembro com aproximadamente 460 atendimentos formais e quase mil não formalizados, entre orientações e encaminhamentos. O balanço mensal apontou como principal ponto de reclamação problemas com bancos e cartões de crédito.
De acordo com o Município, entre as principais queixas estão o cálculo da prestação em atraso, cobrança indevida, descumprimento de contrato, envio de produto ou serviço sem solicitação e a falta de entrega de documentos de quitação. Ao menos trinta audiências de conciliação foram marcadas, em sete houve a ausência do fornecedor.
Para registar a reclamação, o morador deve comparecer ao Procon pessoalmente, ou por terceiros com uma procuração. É nesse necessário apresentar o RG, CPF e a documentação que comprove a reclamação (nota fiscal, ordem de serviço ou comprovante de pagamento). É possível também realizar a queixa através do aplicativo municipal 156 ou acessar pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br
A avaliação mensal também indicou a realização de 187 consultas, 12 atendimentos preliminares, 145 cartas de informações emitidas, sendo que 23 resultaram em acordos e 13 foram encerradas. Outras 26 reclamações foram abertas com o retorno da CIP (Carta de Informações Preliminares). Entre os serviços prestados pelo órgão, está o cadastramento na Nota Fiscal Paulista. O atendimento de apoio ao consumidor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-8282.