Para zerar fila de espera, Ubatuba inaugura unidade de atendimento oftalmológico
Cidade tem pelo menos 1.290 pacientes aguardando exames e consultas; funcionamento de unidade é orçado em quase R$ 2 milhões
Da Redação
Ubatuba
Com o objetivo de zerar a fila de espera de pacientes que necessitam de consultas e exames de visão, a Prefeitura de Ubatuba inaugurou na manhã da última terça-feira (24) o Setor de Atendimento Oftalmológico do CEM (Centro de Especialidades Médicas). A implantação e manutenção anual do serviço conta com um investimento municipal de R$ 1,775 milhão.
Com a presença da prefeita Flavia Pascoal (PL), a cerimônia de inauguração do aparelho público, que fica na região central da cidade, reuniu autoridades municipais e médicos especialistas em oftalmologia.
De acordo com a secretaria de Saúde de Ubatuba, o novo setor será gerido pelo HOC (Hospital de Olhos e Clínicas), instituição privada sediada em Caraguatatuba, que oferecerá aos pacientes consultas com exames preliminares de biomicroscopia, refração e fundoscopia e também procedimentos de baixa complexidade como topografia, paquimetria, ceratometria, microscopia especular, mapeamento de retina e retinografia.
Em um vídeo publicado na página oficial da Prefeitura de Ubatuba, no fim da tarde desta terça-feira, Flavia destacou que a implantação do serviço no CEM evitará que os moradores da cidade praiana continuem sendo obrigados a se deslocarem até outros municípios da região em busca de consultas e exames de visão.
A expectativa municipal é que o funcionamento da unidade, que deverá receber cinquenta moradores por dia, zere em breve a fila de espera por atendimento oftalmológico na cidade, que atualmente conta com uma demanda reprimida de aproximadamente 1.290 pacientes.
O secretário de Saúde de Ubatuba, Josué Gulli, revelou como funcionará o processo de agendamento de exames e consultas no aparelho público. “O morador passa em consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência e, quando necessário, o médico faz o encaminhamento para o oftalmologista. A equipe do CEM inclui o paciente na fila do Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), onde na sequência o atendimento é agendado conforme as vagas disponíveis”.