Para inibir contaminações, Doria determina fase vermelha para Natal e Réveillon

RMVale tem setenta mil casos com dezembro recorde de contaminações; alerta vale para todas as regiões paulistas

Coletiva que teve anúncio de novas restrições para o estado; feriados com menos atividades (Foto: Reprodução Gesp)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale 

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nessa terça-feira (22), que os serviços não essenciais ficarão fechados durante o Natal e Réveillon. Apenas os essenciais estarão liberados. A medida tenta inibir o avanço do novo coronavírus pelo estado.

As normas mais rígidas foram confirmadas após reuniões entre autoridades do Centro de Contingência do coronavírus. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, as medidas valem para os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. Shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes (exceto para delivery), academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais devem ficar fechados.

Já as farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados para operar. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à fase verde.

“A gente precisa lembrar que não estamos em um momento de festas, nem de aglomerações. É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento. São Paulo sempre se diferenciou do resto do Brasil por honrar o seu compromisso de tomar as decisões no momento necessário e é isso que estamos fazendo agora”, lembrou a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro. A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid-19 na região de Prudente está em 83,1%.

Casos – Em toda região paulista, os números de casos cresceram 54% e as internações por Covid-19 subiram 13%. Nas últimas quatro semanas, houve um aumento de 34% no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus, segundo dados do governo estadual.

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) já ultrapassou a marca de setenta mil casos de Covid-19, com 1610 mortes.

O mês de dezembro tem média de 463 casos e seis mortes por dia, ultrapassando, em casos, as médias de novembro (238 por dia), outubro (212), setembro (426) e julho (362).

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?