Mais de quinhentos motoristas são multados por furarem rodízio em Ubatuba
Cidade havia esquematizado rodízio para evitar invasão de turistas no megaferiado paulista
Bruna Silva
Ubatuba
Mais de quinhentos motoristas devem receber multas por desrespeitarem o rodízio elaborado, pela Prefeitura de Ubatuba, para evitar a invasão de turistas no mega feriado, no último mês. Diante da crescente dos casos de Covid-19, o rodízio era uma forma de frear a disseminação da doença.
O rodízio havia sido anunciado no fim do mês de março e valia até o feriado de Páscoa, no último domingo (4). A ação visava uma forma de evitar a circulação de turistas no município durante o feriado em São Paulo. A multa para quem não cumprisse as normas poderia chegar em até R$ 500.
O projeto da Prefeitura visava a circulação de veículos com placas de final ímpar (1,3,5,7 e 9) em dias ímpares e placas com términos de números pares (0,2,4,6 e 8), em dias pares. Segundo o levantamento do município, desde a implantação da medida, ao menos 517 motoristas foram autuados e vão receber multa por não atenderem a regra.
Para que a ação tivesse danos aos moradores locais, estavam isentos do rodízio os veículos de motoristas que moram no Litoral Norte, como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Assim como carros que prestam serviços essenciais, abastecimento e manutenção.
Também foram aplicadas cerca de vinte multas por estacionamento irregular na região das praias. A intenção da gestão é continuar freando a visitação turística com foco na diminuição das contaminações por coronavírus.