Iniciativa remunera pescadores para retirarem lixo do mar de Ubatuba

Ação é direcionada para pessoas que atuam na pesca de camarão que acabam capturando lixo de forma acidental

Limpeza em praia de Ubatuba; projeto da Prefeitura remunera pescadores como incentivo a preservação do meio ambiente (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Ubatuba

Com foco em deixar o mar de Ubatuba cada vez mais balneável, uma iniciativa estabeleceu uma remuneração para pescadores que retirarem lixo das águas. As inscrições dos trabalhadores poderão ser efetuadas até a próxima semana.

De acordo com os responsáveis, o projeto é direcionado aos pescadores de camarão que acidentalmente capturam lixo em locais de proteção ambiental. Por outro lado, a iniciativa foca em estimular o recolhimento de resíduos com uma recompensa financeira.

Dessa forma, os trabalhadores cadastrados receberão os valores, que podem variar de R$ 200 a R$ 600, por meio de crédito em cartão alimentação. A estimativa será feita conforte volume de material coletado. O resíduo coletado deverá ser entregue em uma área localizada na Ilha dos Pescadores. O espaço deve receber ainda equipamentos como containers e balança, além de estrutura para os agentes ambientas. Após pesados, os materiais retirados do mar serão destinados às cooperativas de reciclagem.

Estão aptos à inscrição pescadores de arrasto de camarão, de embarcações com Arqueação Bruta menor ou igual a vinte, residentes de Ubatuba e que atendam aos requisitos do programa.

Para se cadastrar é preciso apresentar documentos, assim como preencher formulário de inscrição que deve ser entregue na Área de Proteção Ambiental de Ubatuba, na rua Doutor Esteves da Silva, nº 510, no Centro. O horário de atendimento da unidade é das 8h às 17h. O cadastro ficará ativo por um ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-1397.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?