Ilhabela dispensa uso de máscaras em locais abertos

Decreto polêmico destaca ainda exigência para apresentação de comprovante de vacinação completa

Prática de tai chi chuan nas praias de Ilhabela; cidade desobriga uso de máscaras em locais abertos (Foto: Reprodução PMI)

Da Redação
Ilhabela

Em medida polêmica, a Prefeitura de Ilhabela publicou um decreto no último fim de semana que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em espaços abertos. Em contrapartida, a determinação é para que os proprietários de estabelecimentos comerciais exijam que os clientes apresentem o comprovante de vacinação completa.

Baixado no fim da tarde da última sexta-feira (19) pelo prefeito Antônio Luiz Colucci, o Toninho Colucci (PL), o novo decreto municipal permite os moradores e turistas a circularem sem máscara por espaços abertos da cidade. Por outro lado, o uso do item de proteção segue obrigatório no transporte público, ambientes fechados e eventos ao ar livre com aglomeração de pessoas.

A outra novidade do decreto foi a obrigatoriedade de que os comerciantes permitam em seus estabelecimentos apenas a entrada clientes que já tenham tomado, no mínimo, as duas doses da vacina contra a Covid-19. Os frequentadores devem apresentar o comprovante de vacinação impresso ou a carteira de vacinação digital, disponibilizada através do aplicativo ‘Conecte SUS’.

Apesar de criticado por parte da população nas redes sociais, Colucci justificou as novas medidas. “As pessoas nas ruas já não tem usado as máscaras com a mesma frequência. Temos 92% da população vacinada com a primeira dose da vacina e mais de 82% com a segunda dose. Temos as menores taxas de mortalidade do Brasil e os índices de internação são muito baixos e por isso decidimos não exigir em áreas abertas. Por outro lado, vamos exigir a carteira de vacinação nos comércios. O cidadão tem o direito de não tomar a vacina, mas não pode colocar em risco outras pessoas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?