IBGE inicia pesquisas para o censo na região

Entrevistas às residências são divididas em dois sistemas; região de Guará conta com 323.449 pessoas

Recenseador aborda moradora durante trabalho do Censo 2022; pesquisas terão visitas por toda RMVale (Foto: Reprodução IBGE)

Andréa Moroni
RMVale

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deu início nessa semana a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. Somente na região de Guaratinguetá serão trezentos recenseadores para percorrer nove municípios (Guaratinguetá, Roseira, Aparecida, Potim, Lorena, Cunha, Lagoinha, Piquete, Canas), nas áreas urbanas e rurais.

Segundo a coordenadora de Área do IBGE de Guaratinguetá, Maísa Vilela, os recenseadores devem percorrer as cidades de todo país até o mês de novembro. “A estimativa é que na nossa área residam 323.449 pessoas e vamos conferir esse número com o censo 2022. O censo era para ter acontecido em 2020, mas por causa da pandemia foi adiado para esse ano”.

Serão aplicados dois tipos de questionários: um ampliado com 77 perguntas, que será aplicado a 11% do país, e o simplificado com 26 questões, que será adotado para 89% dos domicílios.

As informações apuradas nos questionários permitem conhecer com precisão a população residente e, por consequência, possibilitam a criação de novas políticas públicas ou aprimoramento das já existentes.

O número de habitantes apontado pelo Censo é utilizado como referência para distribuição do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba federal dirigida a cada um dos municípios, de acordo com o tamanho de sua população.

Visitas – O Censo 2022 contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial, por internet e por telefone. Para fazer a entrevista, os recenseadores vão contatar todos os domicílios, identificados com boné, colete e crachá, que terá um QR Code para leitura por meio de celulares e confirmação da identificação do recenseador.

Se o morador seguir em dúvida, ele poderá entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181. Se necessário, a equipe do instituto pode voltar em dias e horários alternativos, inclusive à noite e/ou aos finais de semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?