Governo do Estado quer zerar demanda de cirurgias eletivas na região

Reunião com secretários de saúde tratou de acelerar mutirão; seis mil pessoas estão na fila

Leito destinado a tratamento de pacientes, que passaram por cirurgias eletivas; região tem fila com seis mil pessoas (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
RMVale

Representantes da secretaria Estadual da Saúde se reuniram, nessa semana, com secretários dos municípios da região para ampliar as estratégias do mutirão de cirurgias, realizada desde junho e que quer zerar a demanda reprimida durante a pandemia. A fila na região é de 21 mil cirurgias.

O secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, informou, em entrevista à Rádio Aparecida, que as cirurgias represadas, por até um ano, correspondem a cerca de seis mil pessoas, que estão aguardando o procedimento. “Dessa maneira, nós realizamos desde junho, em conjunto com todos os municípios da região, mais de 2,1 mil cirurgias eletivas”.

A reunião com os secretários de Saúde teve como objetivo definir a necessidade de cada um dos setores para aumentar a disponibilidade de cirurgias. “Existe a possibilidade de equipes itinerantes fazerem deslocamentos para fazerem procedimentos em algumas cidades. Nossa intenção é zerar a fila até, no máximo, o mês de novembro”, destacou o secretário.

A falta de insumos médicos em hospitais da região não deve, segundo o secretário, afetar as cirurgias do mutirão. “Nós temos uma grande opção de substituição desses medicamentos. Nós com certeza venceremos as nossas limitações”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?