Governo do Estado reforça estrutura da Defesa Civil em 13 cidades da região

Municípios são contemplados com viaturas e equipamentos especiais de resgate; proposta é ampliar condições de atendimento

Os prefeitos Guilherme Carvalho (Silveiras) e Rominho (Piquete) posam ao lado viaturas cedidas pelo Estado na última semana (Fotos: Reprodução)

Lucas Barbosa
RMVale

Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, o Governo do Estado entregou, no último dia 16, novas viaturas de Defesa Civil para cem cidades paulistas, sendo 13 da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). A medida busca garantir mais agilidade e estrutura para as equipes que atuam em ações preventivas e de prestação de socorro em desastres.

Contando com a presença do governador João Doria (PSDB), a cerimônia de entrega dos cem automóveis, modelo Fiat Toro da marca italiana Fiat, reuniu autoridades estaduais e municipais no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, foram fornecidos também kits de equipamentos, com motosserras, holofotes, botes infláveis, geradores de energia, lanternas e ferramentas de combate a incêndio.

De acordo com o Estado, as cidades da RMVale contempladas na data foram: Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Piquete, Silveiras e Taubaté.

Além de elevar a qualidade do atendimento no território paulista, Doria acredita que o reforço na estrutura do órgão contribuirá até mesmo com outras regiões do país. “A Defesa Civil do Estado de São Paulo, que tem atuado não só aqui, tem socorrido e apoiado iniciativas diante de desastres e circunstâncias que fragilizaram a população do Estado do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e Minas Gerais. É a Defesa Civil de São Paulo que tem procurado agir e apoiar”.

O secretário estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Romanek, apresentou um balanço dos investimentos promovidos pela gestão de Doria para o fortalecimento do órgão. “Teremos R$ 40 milhões investidos nesses dois anos pelo Governo de São Paulo. Chegaremos a 320 novas viaturas para compor a nossa Defesa Civil, tanto estadual, quanto as municipais. São mais de sete mil kits com equipamentos destinados à ação de Defesa Civil, como balsas, geradores, todos apetrechos para que essas viaturas sejam eficazes e eficientes no socorro”.

Em sua página oficial no Facebook, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), comemorou o recebimento da nova viatura e do kit. “Hoje, tivemos mais um dia de muitas conquistas em São Paulo. Ressalto que nosso compromisso é investir e firmar parcerias para modernizar e melhorar a estrutura da nossa Defesa Civil, com aquisição de mais equipamentos, para melhorar ainda mais as ações preventivas e de salvamento, não somente em Cruzeiro, mas também nas cidades circunvizinhas”.

O prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho (PSDB), também agradeceu a atual gestão estadual pela melhoria. “Esse novo veículo será fundamental para que a equipe da Defesa Civil continue prestando este grande trabalho em Silveiras. Seguiremos lutando incansavelmente para aparelhar nossos departamentos. Fica o meu agradecimento ao governador e ao seu vice, Rodrigo Garcia”.

Já o prefeito de Piquete, Rômulo Kazimierz, o Rominho (PSDB), apontou qual deverá ser a principal utilização do veículo. “Este ano e no final de 2021 sofremos muito com as chuvas e praticamente todos os dias houveram ocorrências. Com essa nova viatura estaremos muito mais preparados para dar um suporte a população, principalmente por ela ser toda adaptada para locomoção em caso de emergências”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?