Estado e Caraguá divergem sobre abertura de Hospital Regional

Secretaria de Saúde nega declaração de prefeito; aguardada para atender pacientes da Covid-19, unidade segue sem previsão de inauguração

O Hospital Regional de Caraguatatuba que deveria ser inaugurado há quase dois; Estado negou a informação de abertura para esta semana (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
Litoral Norte

Um dia depois do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PSDB), revelar a possibilidade da abertura do Hospital Regional nesta semana para o atendimento de pacientes diagnosticados com coronavírus, o Estado negou a informação na manhã desta segunda-feira (23). Considerado um importante reforço no setor da saúde do Litoral Norte, o aparelho público deveria ter sido inaugurado há quase dois anos.

Através de sua página oficial na rede social Facebook, Aguilar postou um vídeo na tarde do último domingo em que revela que foi informado pelo setor de Relações Públicas do Instituto Sócrates Guanaes, organização social contratada pelo governador João Dória (PSDB) para gerir o Hospital Regional de Caraguá, que a unidade teria suas portas abertas até o fim desta semana para ser a referência no Litoral Norte de atendimentos de casos de coronavírus.“A expectativa era que a abertura fosse no próximo dia 6, mas diante esta complexidade que estamos vivendo, fomos informados que ela ocorrerá nesta terça-feira (24). Confesso minha alegria, pois esta unidade tem capacidade de contar com até quarenta leitos de UTI, o que será muito importante para o Litoral Norte (trecho do vídeo)”.

Com mais de mil compartilhamentos e quarenta mil visualizações, o anúncio foi comemorado por internautas de Caraguá e diversas outras cidades da região.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos na manhã desta segunda-feira (23), a secretaria de Saúde do Estado negou a abertura do Hospital Regional nesta semana, contradizendo a declaração do prefeito de Caraguá. A pasta ressaltou ainda que não existe uma previsão para a inauguração do aparelho público.

Histórico – Antiga promessa do Estado para desafogar a demanda de atendimentos do Hospital Regional de Taubaté, a construção da unidade do Litoral Norte foi iniciada em 25 de julho de 2016 após ordem do ex-governador, Geraldo Alckmin (PSDB). Contando com um investimento de R$ 188 milhões, a previsão inicial era que o aparelho público entrasse em funcionamento a partir de junho de 2018. Já que não conseguiu cumprir o prazo, o Estado remarcou sua inauguração para junho de 2019 e depois para outubro do mesmo ano.

De acordo com a secretaria de Saúde do Estado, os atrasos foram motivados questões burocráticas. A pasta preferiu não revelar os entraves.

No começo de janeiro de 2020, o governador João Dória (PSDB) revelou que pretendia promover a abertura da unidade até o fim do primeiro trimestre do ano.

Com uma área construída de quase 7 mil m², o Hospital Regional de Caraguá contará com 220 leitos, sendo 40 destinados para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 9 salas de cirurgia e 11 salas para atendimentos de diversas especialidades como ortopedia, traumatologia e neurologia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?