Estado avança com 108 câmeras para o “Muralha Paulista”

Agemvale publica edital para instalação de monitoramento contra a violência na região; medida tenta reforçar o combate à criminalidade em 17 cidades

Centro de Operações Integradas de Lorena; projeto do Estado busca mais segurança nas cidades (Foto: Reprodução PML)

Lucas Oliveira
RMVale

Aposta estadual para conter o avanço da criminalidade na região, o projeto Cinturão Eletrônico (Muralha Paulista) ficou mais próximo de se tornar realidade. A Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) lançou na última segunda-feira (2) o edital para a contratação da empresa que será responsável pela instalação de 108 câmeras de videomonitoramento na região.

De acordo com o edital, os equipamentos serão implantados em trechos de rodovias e nas entradas e saídas de 17 cidades da região, sendo nove pertencentes à sub-região do Vale da Fé e oito à sub-região do Vale Histórico. Na primeira área, serão distribuídas 68 câmeras pelas cidades de Aparecida (12), Cachoeira Paulista (8), Canas (6), Cunha (8), Guaratinguetá (8), Lorena (10), Piquete (4), Potim (6) e Roseira (6). Já na segunda, quarenta aparelhos serão instalados nas cidades de Arapeí (4), Areias (4), Bananal (4), Cruzeiro (10), Lavrinhas (4), Queluz (6), São José do Barreiro (4) e Silveiras (4).

As imagens captadas pelas câmeras, equipadas com tecnologia capaz de efetuar a leitura de placas de veículos, serão transmitidas e monitoradas no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CPI-1 (Comando do Policiamento do Interior), que fica em São José dos Campos, que as compartilhará com as prefeituras.

Apesar de não fixar o valor que a empresa vencedora receberá pelo serviço de implantação e operação das câmeras, o edital estabelece que os aparelhos entrarão em funcionamento até noventa dias após a emissão da ordem de serviço. A abertura da sessão do pregão eletrônico está agendada para ocorrer às 10h do próximo dia 18.

Anunciada pelo vice-governador, Felício Ramuth (PSD), em 20 de julho, a Muralha Paulista busca inicialmente reduzir os índices de criminalidade na RMVale, área mais violenta do interior. Na sequência, outros pontos do Estado deverão ser contemplados com a instalação do cinturão de câmeras.

Historicamente uma das cidades mais violentas da RMVale, Lorena, que teve 18 moradores assassinados entre janeiro e agosto deste ano, comemorou o lançamento do edital da Agemvale. “Lorena, assim como todas as demais cidades, será muito beneficiada. Este é mais um investimento do Estado, em parceria com os municípios, visando tornar toda a nossa região mais segura”, destacou o secretário de Segurança de Lorena, Marcos Antônio de Oliveira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?