Governo do Estado autoriza comunicação entre detentos e parentes por e-mail

Ação contempla quase 13 mil famílias de presidiários na região; visitas seguem proibidas durante a pandemia

A Penitenciária 2 de Potim, que também deve adotar o programa Conexão Familiar (Foto: Reprodução SSP)

Lucas Barbosa
RMVale

Devido às suspensões das visitas nos presídios paulistas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a SAP (secretaria de Administração Penitenciária) lançou na última quarta-feira (8) um projeto que permite os presos e seus familiares se comunicarem através da troca de e-mails. A medida beneficiará quase 13 mil detentos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Anunciada através do site do Governo do Estado, a implantação do programa “Conexão Familiar” é apontada como uma alternativa para que os encarcerados mantenham contato com suas famílias, direito garantido pela Lei de Execução Penal. As visitas nas 176 unidades prisionais paulistas estão suspensas pela Justiça desde 20 de março, devido ao risco de contágio da Covid-19.

De acordo com a SAP, somente parentes e amigos dos presos cadastrados no rol de visitas das penitenciais poderão participar do “Conexão Familiar”.

Obrigatoriamente com até dois mil caracteres, o e-mail deverá ser encaminhado à direção do presidio, que na sequência imprimirá o texto e o disponibilizará ao preso.

Já a resposta do detento será escrita por ele no verso da folha do e-mail impresso, escaneada e enviada para o familiar num prazo de até cinco dias. Será permitida apenas duas trocas de mensagens por semana.

Os interessados em utilizarem a ferramenta de comunicação devem preencher um formulário eletrônico, disponível no site: sap.sp.gov.br/conexao-familiar.html#top.

Também é necessário que o familiar ou amigo informe o nome completo do detento, número de matrícula, nome da unidade prisional e o endereço de e-mail para onde deverá ser enviada a resposta.

A novidade beneficiará 12.610 homens e mulheres presos na RMVale, distribuídos por unidades em: Caraguatatuba, Potim, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?