Eleições 2022: Cidades da RMVale somam mais de sessenta mil títulos cancelados

Eleitores têm até o próximo dia 4 para colocar documento em dia com a Justiça Eleitoral; campanha incentiva emissão e regularização em todo país

Atendimento no Cartório Eleitoral durante cadastro de biometria; região tem mais de sessenta mil títulos cancelados (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
RMVale

Mais de 61,7 mil eleitores da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) precisam regularizar o título de eleitor até o dia 4 de maio. O cancelamento dos títulos foi causado pela ausência do cadastramento biométrico. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma campanha na última sexta-feira (8) para incentivar a regularização do documento.

O número de eleitores em atraso preocupa a região. Somente em 2019, cerca de vinte mil títulos foram cancelados, em Pinda, devido à falta da biometria obrigatória. A projeção do cartório do município é que apenas dois mil títulos foram regularizados.

Devido à pandemia da Covid-19, o procedimento biométrico foi cancelado para que os moradores pudessem votar nas Eleições Municipais. A medida foi suspensa após o pleito. Apesar da biometria não ser obrigatória para as Eleições Gerais de 2022, é preciso solicitar a regularização do título para votar.

No Litoral Norte, Caraguatatuba lidera o índice de municípios com maior porcentagem de títulos irregulares, com 22 mil eleitores nesta situação, enquanto Ubatuba possui 12,5 mil. No Vale da Fé, Aparecida ainda aguarda mais de 5,3 mil pessoas para a adequação. As cidades vizinhas Roseira e Potim, possuem 1,3 mil e 2,3 mil, respectivamente.

Segundo o responsável pelo cartório de Pindamonhangaba, João Amaro, a regularização pode ser feita de maneira retoma, através do Título Net. Uma facilidade colocada à disposição dos eleitores, pela Justiça Eleitoral. Pela plataforma também é possível requerer a primeira via do título, mudança de município, alteração de dados pessoas, entre outros. O Título Net pode ser acessado pelo site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, o tse.jus.br.

As eleições gerais serão realizadas no dia 2 de outubro de 2022. Os eleitores irão às urnas para escolherem representantes como: deputados estadual e federal, senador, governador e presidente.

Campanha – Na tentativa de alavancar os números de títulos regularizados, o TSE lançou na última sexta-feira (8) a campanha #Até4deMaio, sobre o prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor a tempo de votar em outubro.

Peças publicitárias são veiculadas pelas emissoras de rádio, TV, plataformas digitais e redes sociais do TSE e dos TRE’s (Tribunais Regionais Eleitorais).

A proposta é estimular jovens eleitores sobre a importância de emitir o título até o dia 4 de maio. A campanha explica ainda como eleitores que já possuem o documento a acessar o Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE, que ajuda no processo de regularização do título.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?