Depois de morte de macaco, Silveiras amplia ações de conscientização sobre febre amarela

Equipes de saúde percorrem zona rural; laudo sobre causa da morte deve ser revelado até este fim de semana

Morador recebe vacina contra a febre amarela em Silveiras; cidade intensifica conscientização (Foto: Divulgação PMS)
Morador recebe vacina contra a febre amarela em Silveiras; cidade intensifica conscientização (Foto: Divulgação PMS)

Lucas Barbosa
Silveiras

Depois de encontrar na última terça-feira um macaco morto na zona rural, a Prefeitura de Silveiras intensificou as ações de conscientização da população sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. Enquanto aguarda o resultado da análise sobre a causa da morte do animal, o Município traçou um plano de medidas para tentar imunizar o maior número de moradores possíveis até o próximo sábado.

De acordo com a secretária de Saúde, Marlene Borges, o corpo do primata foi encontrado no bairro do Bom Jesus. Na sequência, ele foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em Taubaté, para a realização de exames que identificarão se a causa do óbito foi a contaminação pelo vírus RNA, transmitido pelos mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogus e Sabethes. “O instituto nos comunicou que o resultado será informado num   prazo de até 15 dias. Estamos muito apreensivos, já que a morte deste macaco causou muito medo na população, principalmente a da zona rural. Estamos fazendo o possível para acalmá-los, já que ainda não foi confirmado que o animal morreu em decorrência de febra amarela”.

Além de revelar que a procura pela vacina registrou um aumento considerável desde o último dia 7, Marlene apontou ainda quais ações passaram a ser desenvolvidas após o incidente. “Nossas equipes de saúde estão percorrendo todas as casas do Bom Jesus e Bairro dos Macacos com o objetivo de conscientizar e vacinar as famílias da zona rural. Além disso, estamos usando as redes sociais para divulgar que a campanha de vacinação ocorrerá até o próximo dia 17”.

Campanha – Os moradores de Silveiras podem se vacinar contra a febre amarela, de segunda à sexta-feira, na Unidade Mista de Saúde, no Centro, e as unidade dos ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) dos bairros do Macacos e Bom Jesus.

Suspeita de Potim – O caso suspeito de febre amarela, que aguardava resultado em Potim foi descartado no último dia 8. A secretaria de Saúde de Aparecida informou que os exames sorológicos realizados no paciente, que estava internado na Santa Casa da cidade vizinha, descartaram a possibilidade de infecção da doença ou ainda de dengue.

O exame apontou para outra doença, e o paciente já foi transferido para o Hospital Escola em Taubaté, onde fará todo o tratamento.

A campanha de vacinação contra a febre amarela em Aparecida continua em todas as EFS’s (Estratégia Saúde da Família) e no Cemof (Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Fisioterapia), das 9h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *