Cras inicia atendimento em bairros de Ubatuba nesta quinta-feira

Sistema oferece serviços do Cadúnico para ampliar rede que beneficia famílias no bairro do Horto

Serviço de cadastramento dos moradores (Foto: Reprodução PMU)
Serviço de cadastramento dos moradores que chega ao Horto nesta semana; ação também abrangerá o Marafunda  (Foto: Reprodução PMU)

Da Redação
Ubatuba

A secretaria de Assistência Social de Ubatuba inicia no próximo dia 7 o atendimento de uma ação que oferece os serviços do Cadúnico, com o objetivo de aumentar a abrangência do atendimento das famílias que não têm acesso ao equipamento.

A iniciativa é viabilizada pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e conta com atendimento realizado no bairro do Horto, no posto de saúde, em duas quintas-feiras. A primeira ação está prevista para o próximo dia 7.

Já na terceira semana do mês, no dia 21, o atendimento está agendado para o posto de saúde do bairro Marafunda. Em ambos locais, o serviço estará disponível das 9h às 12h.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda.

A secretária adjunta de Assistência Social, Camila Meirelles, explicou que os moradores contemplados pelo Bolsa Família em Ubatuba também devem renovar seu cadastro único para evitar o bloqueio de seus benefícios. A atualização deve ser feita a cada dois anos.

A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando documentos originais. Para os adultos, é necessário RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Já para crianças e adolescentes é preciso a certidão de nascimento ou o RG e a declaração escolar.

A inscrição no Cadastro Único gera o NIS (Número de Identificação Social), que permite o acesso a programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social. O Cadúnico é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?