Com mais de seis mil casos, RMVale segue na fase laranja do Plano São Paulo, com atividades flexibilizadas

Média diária de infectados quase dobra após reabertura do comércio na região com 3.771 somente em junho; Litoral Norte tem duas das cinco cidades com mais registros

Atividades comerciais seguem flexibilizadas com atenção à restrições e cuidados contra o novo coronavírus (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Lucas Barbosa
RMVale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) segue na faixa laranja da segunda fase da quarentena do Estado, prorrogada até o dia 14 de julho. A informação foi confirmada pelo governador João Doria (PSDB). O novo período de 15 tem início na próxima segunda-feira e atende a região que enfrenta alta nos números de contaminações, ultrapassando os seiscentos casos confirmados de novo coronavírus.

Para sequência da batizada de “quarentena heterogênea”, o Estado realizou levantamentos dos critérios sanitários e estruturais das 39 cidades da RMVale e decidiu manter a flexibilização (em horário reduzido de quatro horas) em serviços como imobiliárias, escritórios, concessionárias, shopping centers e comércio em geral. Os atendimentos devem ser realizados com capacidade limitada a 20%, mediante adoção de protocolos de higiene específicos.

A região registra em junho um aumento de 112% no número de moradores infectados pelo coronavírus (Covid-19) em comparação a maio. Desde o início da reabertura gradual das atividades econômicas no último dia 1, a média diária de novos casos da doença teve um crescimento de 174% em relação ao mês anterior.

De acordo com os dados divulgados até a manhã desta sexta-feira (26) pelas prefeituras das 39 cidades da RMVale, de 1 a 31 de maio a região contabilizou 1.672 moradores infectados pelo coronavírus, representando uma média de 54 novos casos por dia.

Com a flexibilização gradual das atividades econômicas, autorizada pelo governador João Doria (PSDB) no último dia 1 dentro do Plano São Paulo, a RMVale registra até esta quinta-feira 3.771 diagnósticos positivos da doença, correspondendo a uma média diária de 180 novos infectados. Desde o início da contagem, foram 6015 confirmações e 222 mortes por Covid-19.

Entre as cidades com a situação mais preocupante estão São José, que atingiu 2.561 casos confirmados, São Sebastião, que contabiliza 518, Caraguatatuba (339); Pindamonhangaba com 158; Guaratinguetá com 146; Lorena com 137 e Ubatuba com 133.

O estado de São Paulo soma 248.587 casos, com 9.765 somente nas últimas 24 horas. Foram 13.759 mortes decorrentes do novo coronavírus até essa sexta-feira.

Além do avanço de ocorrências da doença, o Estado avaliou o índice de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, número de leitos para cada cem mil habitantes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?