Com apoio parlamentar, Ubatuba planeja castração de quase mil animais
Município cadastra cães e gatos para esterilização; expectativa é que Castramóvel opere a partir de maio

Lucas Barbosa
Ubatuba
Contemplada no último dia 1 com um castramóvel, a Prefeitura de Ubatuba concluiu o cadastramento dos quase mil cães e gatos que serão esterilizados. A iniciativa tenta evitar o aumento no número de animais abandonados.
Após receber a reivindicação de organizações protetoras de animais da cidade sobre a necessidade de uma unidade móvel de castração, o vereador Sidnei Rocha, o Rochinha do Basquete (PTB), apresentou a demanda ao prefeito Délcio Sato (PSD) no início do segundo semestre de 2017. Para viabilizar financeiramente a implantação do castramóvel, em outubro do mesmo ano o chefe do Executivo e o parlamentar buscaram apoio do deputado federal Ricardo Izar Júnior (PP).
Durante reunião realizada em 18 de dezembro de 2017, em São Paulo, Rochinha foi comunicado pelo deputado federal sobre a destinação de R$ 125 mil para Ubatuba adquirir a unidade móvel e os demais equipamentos necessários para os procedimentos cirúrgicos.
Após os trâmites burocráticos para a liberação do recurso federal, destinado através do Fundo Nacional de Saúde, o Executivo realizou durante 2018 um processo licitatório para a aquisição do castramóvel e outros aparelhos.
Durante cerimônia realizada na manhã do último dia 1, no Calçadão do Centro, Sato apresentou a unidade itinerante de esterilização à população.
Além de mesas cirúrgicas e de apoio, o veículo conta com aparelho de ar-condicionado, gaiolas, toldos e sistema elétrico e hidráulico. “Agradecemos aos protetores de animais, representados na figura da doutora Jaqueline Tupinambá e das organizações Alma Vira-Lata e Apasul, aos vereadores Rochinha e ao deputado federal Ricardo Izar (PTB), bem como ao vereador Osmar (PSD). Agradeço também a equipe da secretaria de Saúde, que se empenhou para dar sequência a todos os trâmites necessários”, comemorou Sato.
De acordo com a Prefeitura, os próximos passos para a entrada em funcionamento do castramóvel serão a contratação da equipe veterinária e a aquisição de instrumentos cirúrgicos e medicamentos analgésicos. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento até o fim de maio.