Caraguá utiliza drone para reforçar fiscalização contra ocupações irregulares

Prefeitura busca conter avanço de construção de imóveis em áreas proibidas; Polícia Militar Ambiental auxilia em combate à prática

Demolição de construção irregular em Caraguá; cidade aumenta fiscalização (Foto: Reprodução PMC)

Da Redação
Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou, na última quarta-feira (17), que intensificará as ações de combate a ocupações irregulares no município. A iniciativa tenta evitar a comercialização e locação de terrenos e imóveis construídos de forma ilegal.

Em nota oficial, a administração do prefeito Aguilar Junior (sem partido) revelou que a equipe da secretaria de Urbanismo reforçará por toda a cidade a fiscalização contra ocupações indevidas em terrenos públicos e APP (Áreas de Preservação Permanente). Ampliando a estrutura de combate à prática criminosa, o Executivo providenciou a aquisição de um drone para facilitar a identificação de construções ilegais.

Contando agora com o reforço do equipamento de registro de imagens aéreas, os fiscais da secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar Ambiental poderão se dirigir com mais agilidade aos pontos da cidade onde estiverem sendo erguidos imóveis indevidamente. “Com as imagens de drone em mãos, a equipe pode chegar com a fiscalização e policiamento para evitar ocupações irregulares. Por isso sempre frisamos, antes de construir, consulte a Prefeitura”, orientou o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.

Além de APP’s e terrenos públicos, o Executivo, por meio da intensificação de ações de fiscalização, tenta evitar também a prática de construção de moradias em áreas de risco como a que ocorreu no começo deste ano no Morro do Sumaré, no bairro Sumaré. Em 5 de abril, a Prefeitura realizou a demolição de um imóvel erguido em um terreno que não tinha condições seguras de receber edificações. A referida ação foi acompanhada por oficiais de Justiça e policiais militares ambientais.

Denúncia – De acordo com a Prefeitura, os infratores que forem flagrados invadindo ou ocupando áreas da cidade praiana poderão ser multados em 718 VRM´s (Valor de Referência do Município), equivalente a R$ 2.979,70.

Os moradores de Caraguá que presenciarem invasões ou se depararem com construções irregulares podem denunciá-las à Central de Atendimento da Prefeitura através do telefone 156.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?