Caraguá lança programa para aquecer setor da construção civil

Prefeitura se compromete a qualificar mão de obra para construtoras; ação prevê criação de empregos diretos

Cerimônia de lançamento do programa “Edifica”; projeto prepara profissionais para construção civil (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
Caraguatatuba

Buscando alavancar o setor da construção civil e impulsionar a geração de empregos, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou na última semana o programa “Edifica”. A iniciativa tenta auxiliar as construtoras a terem mais facilidade para encontrar mão de obra qualificada na cidade para a construção de empreendimentos.

Contando com as presenças do prefeito Aguilar Junior (PL) e da diretora regional de Emprego e Renda da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Pereira, a cerimônia de lançamento do programa foi realizada na manhã da última quarta-feira (16) no Cate (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor) da Região Sul. Além de outras autoridades municipais e da coordenadora do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São José dos Campos, Ana Lucia Cursino, o evento teve ainda a participação de diversos representantes de construtoras e de prestadoras de serviços instaladas no Litoral Norte.

De acordo com o Executivo, o Edifica funcionará em três etapas, sendo que a primeira delas consistirá na coleta de informações junto às construtoras para que a gestão municipal identifique suas principais necessidades em relação à mão de obra para a execução de obras na cidade.

Baseando-se na demanda técnica apresentada pelas empresas, a Prefeitura, por meio de parceria com o Governo do Estado e o Senai, promoverá a capacitação de moradores para que eles fiquem preparados para atenderem às exigências do mercado. Já a última etapa do programa, será a inserção do grupo recém-qualificado no mercado de trabalho, processo que será intermediado pela equipe municipal junto às construtoras.

Aguilar Junior destacou que o programa auxiliará o Município a explorar seu potencial econômico, visto que criará soluções que colaborarão para o aquecimento do setor da construção civil. “Pensando na cidade que cresce todos os dias, criamos um desafio e através deste programa vamos conhecer a realidade das construtoras e buscar qualificação para mão de obra local, sempre com objetivo de fazer o equilíbrio em gerar emprego e renda e fomentar a economia. É Caraguatatuba ‘de A a Z’ sempre pensando na frente”, frisou o prefeito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?