Campanha conscientiza contra uso de celulares e fones de ouvido em linhas férreas

MRS quer alertar e reduzir acidentes envolvendo trens na região; em 11 meses cinco foram registrados

Acidente de trem em Canas; campanha da MRS tenta evitar novas ocorrências em cidade da região (Foto: Arquivo Atos)
Acidente de trem em Canas; campanha da MRS tenta evitar novas ocorrências em cidade da região (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Região

Antes importantes para o desenvolvimento econômico e turístico do interior, hoje apenas para transportes de cargas, os trilhos de trem continuam cortando as cidades do Vale do Paraíba e se tornaram grande preocupação para a população e para o poder público. O receio é motivado pelos números de acidentes registrados nos últimos meses.

No último dia 10, um jovem ficou ferido após tentar atravessar a linha férrea, de bicicleta e fone de ouvido. Ele foi atropelado por um trem, na Vila Batista, em Cruzeiro. Em fevereiro, uma jovem de 20 anos morreu após ser atropelada por um trem enquanto usava um celular e atravessava a linha férrea.

De 1º de janeiro ao dia 17 de novembro deste ano foram registrados cinco acidentes envolvendo trens da MRS, empresa responsável pela ferrovia que corta a região. No mesmo período do ano passado foram oito, uma redução de 37%. Apesar de haver uma pequena queda nas estatísticas, a empresa realiza uma campanha de conscientização no Vale do Paraíba.

O especialista de relações institucionais da MRS para a região, Mario Vilhena, explicou que várias medidas foram adotadas pela empresa para reduzir o número de acidentes. “Estamos atuando em várias frentes. Em primeiro deles, que eu julgo mais importante, é o contato constante com as comunidades que estão próximas à nossa faixa de domínio, com associação de moradores, escolas, estudantes ou qualquer pessoa que cruze a nossa faixa de domínio para passar as informações e mantê-los em plena atenção em relação ao que é a linha férrea e a presença do trem naquele local”.

Vilhena ressaltou que somente em 2016, foram realizadas campanhas de conscientização em cidades como Cruzeiro, Aparecida e Caçapava. Além disso, o especialista afirmou que a empresa tenta trabalhar com a comunidade a importância de preservação e cuidado com as linhas férreas.

A partir da próxima quinta-feira, uma nova campanha de conscientização será iniciada em Cruzeiro. O objetivo é alertar os moradores para os perigos da utilização do celular e fones de ouvido na linha férrea. “Nós entregamos um Cras nesse ano para Cruzeiro, o Centro de Referência e Assistência Social, no intuito de ajudar o municipio a dar conta da população vulnerável que fica próxima a linha férrea. Realizamos um grande mutirão de limpeza para retirada de lixo e entulho, melhoramos algumas passagens e agora vamos começar a campanha de comunicação junto com as escolas”.

A intenção é de que a campanha também seja realizada em diversas escolas de outras cidades da região em 2017.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?