Sonho de trem turístico volta à pauta em Cruzeiro

Cidade espera retorno de linha que terá ligação com Passa Quatro

O trem turístico de Passa Quato; Cruzeiro espera retomaa de projeto (Foto: Reprodução ABPF)
O trem turístico de Passa Quato; Cruzeiro espera retomaa de projeto (Foto: Reprodução ABPF)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

A linha férrea que liga as cidades de Cruzeiro à Passa Quatro, em Minas Gerais, será recuperada através de um projeto encabeçado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). A entidade recebeu, no início de junho, os primeiros materiais para restauração do trajeto, com remessas de dormentes para a reconstrução da Ferrovia Cruzeiro-Sul de Minas.

Atravessar de um estado para o outro pela linha férrea, ligando os dois municípios, é um dos principais sonhos dos mais diversos agentes

políticos que passam pelas duas cidades, principalmente por conta dos valores histórico, cultural e turístico que englobam o trajeto. Foi na divisa dessas duas cidades que aconteceram as mais sangrentas batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932.

O diretor da ABPF, Bruno Sanches, explicou que o projeto de recuperação da linha e a implantação do trem turístico no local é exclusivamente da entidade. Ele revelou que a obra ainda está no inicio, e que os dormentes que chegaram representam o ponto de partida para dar andamento no projeto. “Estamos começando a fazer o estoque de material, e também a preparar o remanejamento da equipe de manutenção, que está em Passa Quatro, para irem para Cruzeiro”.

Sanches enfatizou que o projeto será custeado pela ABPF Sul de Minas, a fundo perdido, e que o recurso vem de uma reserva que a entidade conseguiu agregar ao longo dos anos com bilheteria dos trens turísticos que opera. “Hoje já temos em caixa disponível para a primeira etapa, e manter a mão de obra durante toda a execução do projeto. Como é algo para ser realizado ao longo de alguns anos, contamos com a geração de caixa de projetos e operações em andamento da própria regional para ir custeando a aquisição de insumos para o trabalho”.

As obras de recuperação irão compreender todo trecho paulista da ferrovia. Serão 25 quilômetros de linha recuperada. Apesar de alguns pontos estarem críticos, Sanches garantiu que as pontes não estão deterioradas. “São construções ferroviárias de alto padrão, e que conforme a frente de trabalho for avançando, vão sendo revisadas e verificadas no mesmo processo que usamos já nas pontes que mantemos atualmente”, garantiu.

Além do trecho de serra, o representante da entidade garantiu que em Cruzeiro, todo o trecho do perímetro urbano será recuperado na primeira etapa do projeto.

Além da entidade, o projeto conta também com a parceria do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura). Segundo Sanches, no contrato firmado entre as duas entidades já ficou estabelecido que a ABPF será responsável pelos cuidados do patrimônio. Com a via em condições, a ABPF submete à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o pedido para autorizar a operação regular do trem turístico.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?