Projeto em Pinda leva yoga ao ar livre para todas as idades

“Caminhos do Yoga” é atração gratuita do Parque da Cidade; evento arrecada alimentos para famílias carentes

A professora Thalita Silva que conduz alunos iniciantes no Yoga (Foto: Reprodução)
A professora Thalita Silva que conduz alunos iniciantes no Yoga (Foto: Reprodução)

Rafaela Lourenço
Pindamonhangaba

Os moradores de Pindamonhangaba e região terão uma diversificada opção de lazer e saúde neste domingo. Um dia inteiro de práticas gratuitas de yoga no Parque da Cidade, com o “Caminhos do Yoga”. O projeto, criado por voluntários, busca levar a prática para pessoas de todas as idades e ainda conseguir apoio para ajudar famílias carentes da cidade.

Em comemoração ao Dia Internacional do Yoga (21 de junho), o movimento “Lótus – Yoga ao Ar Livre”, que conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Pinda, realizará neste domingo a primeira edição do Caminhos do Yoga. A programação contará com atividades para todas as idades como bate-papos, vivências, roda de mantras e a prática de yoga das 8h às 19h, com diferentes professores.

De acordo com uma das organizadoras do movimento, a Thalita Silva, as atividades tem objetivo de disseminar a cultura e filosofia milenar do yoga, com a prática ao ar livre, em ação que teve início em março com encontros realizados sempre no último domingo de cada mês. Já em junho, por comemorar o dia internacional desta prática, foram realizados encontros nos quatro domingo do mês, com a conclusão nesta semana. Todos os envolvidos são de Pinda. “Descobrimos 19 professores na cidade. É uma possibilidade das pessoas conhecerem também diversas práticas, pois cada professor tem um estilo, diferentes abordagens, cada um com a sua formação e características”, contou Thalita.

A organizadora do evento lembrou ainda que com os encontros nos últimos domingos, muitas pessoas praticaram yoga pela primeira vez, exatamente o público alvo do projeto. “Yoga é para todos, mas nem todos conhecem a modalidade, seja por receio de ir a um estúdio ou por um preconceito em achar que são apenas alongamentos e que só pessoas flexíveis podem fazer yoga, mas não”.

A expectativa do Movimento Lótus é atingir o maior número de pessoas ao ar livre neste domingo, entre crianças, adolescentes e adultos. já que, de acordo com a própria professora Thalita, não é necessária ter experiência prévia, condição física ou emocional para a prática.

Na região, cidades como Taubaté, São José dos Campos e Guaratinguetá também realizam atividades semelhantes com o yoga ao ar livre. Em Lorena, a Prefeitura abria espaço público para a atividade, na antiga Estação Ferroviária.

Para participar do “Caminhos do Yoga” bastar levar um quilo de alimento não perecível ao Parque da Cidade. As arrecadações serão doadas para famílias carentes do município.

 

Programação do Caminhos do Yoga

 

Das 8h às 9h – Pranayama com a professora Valéria

Das 8h às 9h – Yoga Gestante e Sênior com a professora Maria Celeste

Das 8h às 10h – Power Vinyasa com o professor Daniel

Das 9h30 às 10h30 – Yoga em Duplas com a professora Carol

Das 9h30 às 11h – Yoga com Mudras, com a professora Débora

Das 10h15 às 11h – Meditação Ativa (Heart chakra) com a professora Thalita

Das 11h15 às 12h15 – Meditação com a professora Sonia

Das 11h15 às 12h15 – Surya Namaskar com a professora Erika

Das 11h15 às 12h45 – Introdução ao Yoga com a professora Karina

Das 13h às 13h45 – Yoganic

Das 14h às 15h – Introdução a Ayurveda com a professora Elisa

Das 14h30 às 16h – Yoga para crianças com a professora Thalita

Das 15h às 16h – Yoga Integrada com a professora Karina

Das 15h15 às 16h45 – Quirologia Védica

Das 16h10 às 17h10 – Yoga Nidra com a professora Valéria

Das 16h15 às 17h15 – Bases de Yengar com a professora Ana Paula

Das 17h30 às 18h30 – Roda de Mantras

Das 18h15 às 19h – Meditação 108 mantras OM (traga a sua vela)

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?