Continua a campanha do Outubro Rosa

Cidades investem pesado em atividades para preservação do câncer de mama

Elisabeth Almeida

Região

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, responsável por 25% dos casos da doença a cada ano.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida e outros não, por isso a importância da prevenção e exames frequentes. Este tipo de câncer pode ser detectado em fases iniciais, aumentando as chances de tratamento e cura.

Pensando nisso, Pindamonhangaba criou uma programação para o mês inteiro, relacionado à prevenção da doença e serviços de beleza, com objetivo de aumentar a auto-estima de mulheres que estão passando pela doença.

As atividades começam nesta terça-feira (13), na unidade da Vila São Benedito, com coleta de preventivo e solicitações de mamografias. Estes serviços serão realizados todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 13h. Já na quinta-feira (15) essas atividades serão realizadas na unidade Araretama II, às 8h.

No próximo sábado, a prefeitura organizou a Caminhada Rosa, das 9h às12h, com saída da Praça Monsenhor Marcondes. No dia 20, a saída é do Recinto São Vito, em Moreira César.

No dia 29, quarta-feira, o Centro Comunitário do Mombaça vai receber palestras com profissionais especializados, terapia design de sobrancelhas, manicure, corte de cabelo, maquiagem, massagem, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.

As atividades enceram no dia 30 deste mês, com uma cooperativa de Reciclagem de Pindamonhangaba – panfletagem e palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Para o prefeito de Pinda, Vito Ardito Lerario, as mulheres são guerreiras e insubstituíveis no âmbito familiar, por isso a necessidade de que elas se cuidem. “A prevenção é muito importante, quanto antes for diagnosticado algum tipo de câncer o tratamento é realizado mais rápido e as mulheres e as famílias não sofrerão tanto”.

Já em Aparecida, a secretaria de Saúde preparou atividades para todo o mês, com coleta de exames preventivos e agendamento de mamografia após exame clínico. Os atendimentos serão realizados nas Unidades de Saúde da Família, das 8h ás 17h.

Além destes serviços, as unidades farão atividades comemorativas, começando na unidade do bairro Santa Luzia, onde haverá, no dia 21, um café da manhã seguido de uma caminhada. Na unidade do São Roque, no dia 29, haverá sorteio de uma cesta de produtos de higiene e beleza. Já no bairro Santa Terezinha, o sorteio deste kit será no dia 5 de novembro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?