Câmara aprova doação de área do novo Santuário de Frei Galvão

Empreendimento mira aumento de turistas em até cinco vezes; Arquidiocese promete respeitar APP

Lucas Barbosa

Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (8) a doação de um terreno para a construção do novo Santuário de Frei Galvão, no Jardim do Vale. Contestada por ambientalistas, a Arquidiocese de Aparecida comprometeu-se a preservar um trecho de APP (Área de Preservação Ambiental) que fica no local que abrigará o empreendimento.

A doação, por parte do município, cede uma área de 96 mil m² para que a Arquidiocese de Aparecida concretize a obra.

O projeto, apresentado há quase quatro meses, foi detalhado para a Câmara no início do mês passado, durante uma reunião no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), e o vereador Marcio Almeida (PPS).

De acordo com Celão, a expectativa é que o novo santuário contribua para um aumento considerável do número de turistas no município, passando de 200 mil para até um milhão por ano. “Esta construção será um marco para o turismo de Guará, pois a circulação de turistas na cidade pode aumentar até cinco vezes. Essa votação unanime evidencia o apoio do Legislativo em mudanças que contribuam para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o presidente da Câmara.

Meio Ambiente – Após o comunicado da Prefeitura, revelando a localização da área doada, ambientalistas contestaram o terreno escolhido, já que ele possui um significativo trecho de APP. De acordo com Celão, a Arquidiocese de Aparecida comprometeu-se a tomar todas medidas que evitem agressão ao meio ambiente. “Os mananciais serão preservados e o esgoto 100% tratado. Além disso, um bosque será criado para garantir que as áreas de APP sejam respeitadas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?