Potim corta gratificações e 180 servidores sofrem redução nos salários

Depois de apontamentos do MP e TCE, Prefeitura decide adequar índices com corte de vantagens

A prefeita de Potim, Érica Soler, que anunciou corte para adequação de gratificações à determinação do MP (Foto: Arquivo Atos)
A prefeita de Potim, Érica Soler, que anunciou corte para adequação de gratificações à determinação do MP (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Potim

A Prefeitura de Potim cortou as gratificações de 180 servidores municipais.

O corte foi confirmado depois que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado apontaram indícios de irregularidades nos pagamentos das gratificações.

Ao todo, a Prefeitura tem 641 servidores. O fim das gratificações afeta 28% do quadro funcional e pode dar aos cofres públicos uma economia de R$ 200 mil por mês.

O percentual gasto com o funcionalismo público está bem acima do teto de 51%, indicado como margem de segurança da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo a prefeita Érica Soler (PR), o percentual está em 58%. “A nossa folha ultrapassa o limite prudencial. Hoje estamos em 58. Quando eu assumi, o gasto com a folha salarial era de 63%”, explicou a prefeita.

Entre servidores concursados e comissionados, a Prefeitura tem 180 funcionários públicos. Érica afirmou que as gratificações eram dadas aleatoriamente.

“Alguns funcionários somavam incorporações e isso acarretava uma folha de pagamento alta. Quando eu assumi, ia fazer uma reestruturação. Mas o Ministério Público se antecipou e abriu inquérito pedindo a retirada das gratificações”, destacou.

Os salários continuam os mesmos, apenas as gratificações foram cortadas. A Prefeita também confirmou que os cargos de confiança também deixam de receber as gratificações.

Uma solução a médio prazo está na implantação do Plano de Carreira. “Os funcionários estão questionando o fim das gratificações, mas eles terão o Plano de Carreira. Já contatei a empresa e estamos fazendo toda a estrutura de cargos e salários para garantir que os funcionários sigam sua carreira dentro do município valorizada. O corte aconteceu, mas daqui três meses teremos o quadro todo estabilizado”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?