ONG de Potim quer abrigar refugiados sírios na cidade

Entidade Orientavida lança campanha para construção de casas

Rafael Rodrigues
Potim

Potim deve ser o novo endereço de vários refugiados sírios, depois que a ONG (Organização Não Governamental) Orientavida lançou o projeto “Somos Todos Imigrantes”, que prevê a construção de 28 casas e um centro de convivência para abriga-los no Brasil. A proposta é mobilizar a sociedade em uma rede de apoio, para que possa encontrar meios de trazer os refugiados para cidade valeparaibana.

A organização conta com o apoio de empresários, profissionais liberais, outras ONG’s, cidadãos e o poder público. O grupo fornecerá acolhimento humanizado e garante que dará condições para a reconstrução da vida dos refugiados que vierem para o Brasil.

O local para construção das casas será em um terreno de 4 mil m² doado à ONG, localizado em uma região rural da cidade de Potim. As residências serão edificadas a partir de uma planta padrão, de cerca de 60 m², cujo projeto será desenvolvido e doado pelo arquiteto David Ito.

Os idealizadores disseram que o centro de convivência ficará responsável pela recepção dos estrangeiros, ministrando aulas de português, recreação para as famílias, atividades culturais ligadas à Síria e um local de produção para atividades geradoras de renda.

As casas serão disponibilizadas, em média, por seis meses, dando tempo para as famílias se ajustarem e encontrarem trabalho, além de organizarem a documentação para viver no país. “A motivação do grupo multidisciplinar de voluntários surgiu da percepção de que os desafios humanitários vão além das fronteiras do nosso país, nos obrigando a sair da passividade”, comenta Maria Celeste Chad, fundadora da ONG Orientavida.

Os recursos externos serão captados por doações e pela venda de três itens confeccionados pela ONG para a causa: dois ursos de pelúcia, feitos em tecido piquê, no valor de R$ 95 cada, e um chaveiro, no valor de R$ 55, disponíveis para compra no site www.orientavida.org.br. As doações poderão ser feitas por meio de depósito bancário em conta do Banco do Brasil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?