Mais de duzentos detentos da região não retornam à prisão após “saidinha”

Polícia tenta capturar grupo que descumpriu o indulto de fim de ano; presos deveriam ter voltado à prisão na semana passada

Torre de observação da Penitenciária 2 de Potim; 208 presos estão foragidos na região (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
RMVale

As polícias Civil e Militar prosseguem nesta quarta-feira (10) com buscas pela região na tentativa de capturar os detentos que não retornaram aos presídios após a saída temporária de fim de ano. Um levantamento estadual divulgado na última terça-feira (9) aponta que 208 presos estão foragidos.

Segundo o balanço da SAP (secretaria de Administração Penitenciária), o complexo prisional da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que possui o maior número de detentos que desrespeitaram o indulto foi o de Tremembé. Dos 3.209 presos na cidade beneficiados no último dia 23 com a ‘saidinha’, 166 não retornaram no prazo estipulado pela lei, que era até o fim da tarde do último dia 3.

Em Potim, que conta com duas penitenciárias, 265 detentos foram autorizados pela Justiça a passarem o Natal e o Réveillon ao lado de suas famílias, no entanto 36 deles não voltaram às unidades prisionais após as festividades.

Já no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba, 93 presos tiveram direito à ‘saidinha’, porém três deles decidiram não retornar, tornando-se foragidos da Justiça.

Assim como no CDP da cidade praiana, no de São José dos Campos, que teve 63 contemplados com o indulto, três detentos desrespeitaram o benefício concedido pela Justiça.

De acordo com a SAP, os 208 detentos foragidos perderão o direito ao regime semiaberto, assim, caso sejam capturados pelas polícias Civil e Militar, eles terão que cumprir o restante de suas penas em regime fechado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?