Trecho de Piquete da BR-459 é liberado para tráfego de veículos leves
Da Redação
Piquete
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) liberou na manhã desta quinta-feira (3) o tráfego de veículos leves, em todos os horários, pelo trecho de Piquete da rodovia BR-459. Devido a quedas de barreiras, a estrada recebe obras de adequação desde o fim do ano passado.
Em nota oficial, o órgão federal informou que está permitida a circulação de automóveis leves, 24h por dia, entre os pontos 0 km da rodovia, que fica na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, e o 14 km, em Piquete. Além de motociclistas e motoristas de carros de passeio e de vans, a decisão beneficia apenas os condutores de caminhões e ônibus de até três eixos.
Apesar da liberação do tráfego restrito por todo o dia, o Dnit manterá na estrada o sistema “pare e siga”, que consiste em liberar, por dez minutos, um sentido por vez da pista para o fluxo dos veículos.
Desde o último dia 13, o trecho conhecido como “Serra de Piquete” estava com a circulação de automóveis leves permitida apenas das 6h às 18h. Na época, essa foi a alternativa encontrada pelo Dnit para reduzir os transtornos causados aos motoristas da região, que desde 18 de dezembro de 2021 não podiam utilizar a estrada devido à queda de barreiras.
Iniciadas em 20 de dezembro, as obras de recuperação da BR-459 seguem por tempo indeterminado.