Justiça ordena retorno de Teca ao comando de Piquete

Prefeita anuncia mudanças em secretariado deixado por Xeroso; processo judicial de afastamento segue em andamento

Teca Gouvêa voltou à Prefeitura nesta semana, após novo afastamento (Foto: Arquivo Atos)
Teca Gouvêa voltou à Prefeitura nesta semana, após novo afastamento (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Piquete

Quase um mês após ser afastada do cargo de prefeita de Piquete, Ana Maria de Gouvêa, a Teca (PSB), foi reconduzida pela Justiça à função na     última terça-feira. Com a retomada do comando do Executivo, Teca deverá realizar mudanças até o início da próxima semana no secretariado municipal deixado pelo seu vice Agnaldo Almeida Mendes, o Xeroso (MDB).

Na última terça-feira, a Justiça revogou a liminar (decisão provisória) que mantinha Teca afastada do cargo desde 23 de abril.

De acordo com o novo parecer judicial, a prefeita permanecerá em exercício enquanto ocorre a tramitação do processo que busca anular a cassação de seu mandato, decretada pela Câmara no fim de junho de 2018. Na época, o chefe do Legislativo, Mário Celso de Santana (PSD), denunciou que a atual gestão municipal, além de não utilizar cinco imóveis públicos, não prestou os devidos cuidados de manutenção e preservação dos locais. O suposto abandono teria ocorrido em um centro de educação ambiental, duas escolas municipais, uma academia ao ar livre e um posto de saúde.

Apesar de cassada pelo Legislativo no fim do primeiro semestre do ano passado, levando Xeroso a assumir o Município por quase quatro meses, Teca conseguiu uma liminar que a garantiu na função até 22 de março de 2019, quando a decisão foi derrubada pela Justiça, consequentemente levando seu vice a retornar ao comando do Executivo.

Durante entrevista ao Jornal Atos no início de maio, o mdbista revelou que promoveria uma mudança de cerca de 80% do secretariado municipal. Na ocasião, Xeroso também não escondeu o racha político com a companheira de chapa, porém a “segunda gestão Xeroso” durou menos de um mês.

Em entrevista ao Atos na última quarta-feira, Teca revelou quais serão seus primeiros passos na retomada do comando de Piquete. “Certamente farei    diversas mudanças no secretariado, já que trarei novamente minha equipe de confiança. Ainda não posso detalhar quantas e quais alterações ocorrerão, porque estou analisando o desempenho dos profissionais trazidos pelo Xeroso para definir se algum será mantido. Quero comunicar à população que também reforçarei as equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica no combate à dengue, já que a atuação da gestão temporária deixou muito a desejar neste sentido”.

Além de criticar parte da classe política de Piquete, a chefe do Executivo comentou sobre os desdobramentos judiciais do caso. “Estou com a    consciência tranquila e muito empenhada em retomar minha contribuição à população. Ao contrário de algumas pessoas, eu não concordo que vale a pena tentar desestabilizar um governo e a cidade através de perseguições políticas, conchavos e golpes baixos. Estou confiante que a Justiça me manterá no cargo, já que não cometi nenhuma irregularidade”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?