Após aumento salarial a servidores em quase o dobro da inflação, Piquete projeta plano de carreira

Reajuste total de 20% supera índice de municípios da região, que atenderam IPCA; avaliação tenta ajustar valores em meio à crise

Prefeitura de Piquete, que tem planejamento para plano de carreira após aumento salarial (Foto: Arquivo Atos)

Gabriel Mota
Piquete

A aprovação do aumento salarial em 20% para os servidores municipais, proposto pelo prefeito Romulo Kazimierz Luszczynski, o Rominho (PSDB), na última semana ganhou destaque regional ao superar índices aprovados em outras cidades. A variação superou a inflação que foi de cerca de 10% em 2021.

O percentual total resultou de dois aumentos de 10%. Segundo o secretário de Governo, Álvaro Masulck, a divisão do processo em duas etapas foi necessária para que, primeiro se aprovasse a revisão geral anual, com o reajuste equivalente à inflação e, posteriormente, o aumento real aos funcionários.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apontou que, no acumulado dos 12 meses de 2021, a inflação foi de 10,16%. O que torna cerca de 10% o aumento real aos servidores.

O primeiro salário com o novo valor foi pago aos servidores na última sexta-feira (25). Apenas o reajuste foi retroativo ao mês de janeiro. O aumento real está sendo pago de fevereiro em diante.

Masulck destacou que foram realizados estudos orçamentários que permitiram a alteração salarial. “Só foi possível pela disposição do Rominho, como gestor, em ajudar o funcionário. E em segundo plano, através dos estudos orçamentários, a gente ainda se encontra bem abaixo dos 54%, que é o teto efetivo de gastos com pessoal”.

De acordo com o secretário, os estudos levaram em consideração as adequações orçamentárias necessárias e projeções de concursos públicos que são idealizados para 2022. Somado ao aumento salarial, o orçamento de gastos com pessoal chega a 44%.

Além da valorização dos funcionários, a gestão também espera que a cidade tenha uma maior circulação de dinheiro propulsionada pelo aumento salarial. “Quanto mais dinheiro entra nas mãos dos nossos munícipes, consequentemente teremos mais gastos locais e isso acaba impulsionando a economia, principalmente no pós-pandemia”, afirmou Masulck.

A Prefeitura segue estudando a implantação do plano de carreira aos servidores municipais. Para isso, projeto são necessárias projeções salariais de 10 a 15 anos, por conta dos aumentos. “A gente continua com uma comissão trabalhando e discutindo ele (plano de carreira). Também não tiramos a possibilidade de futuramente fazer uma licitação para contratar uma empresa especializada para fazer o trabalho de forma mais efetiva”, frisou o secretário.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?