Revisão de FGTS do Plano Collor beneficia metalúrgicos de Pinda

Caixa é ordenada repassar recursos para cerca de cinco mil trabalhadores; beneficiados devem entregar documentos até o dia 26

Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda; categoria pode receber benefício, após quase três décadas de espera (Foto: Divulgação SMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

Após quase três décadas de espera, cerca de cinco mil metalúrgicos de Pindamonhangaba estão perto de serem contemplados com os pagamentos de uma revisão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) referente ao período em que o país era comandado pelo ex-presidente, Fernando Collor (PROS). Os beneficiados devem apresentar a documentação exigida pela Justiça até o próximo dia 26.

Movido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o processo, julgado procedente pela Justiça, cobra que a Caixa Econômica Federal destine recursos aos trabalhadores que atuaram em fábricas de metalurgia de Pinda, entre janeiro de 1989 e abril de 1990, prejudicados na época por alterações realizadas pela gestão de Collor no cálculo do FGTS.

Denominado “Plano Collor”, o programa do Governo Federal promoveu diversas medidas em 1989 para tentar conter a inflação. Além de confiscar a poupança dos brasileiros, o plano deixou de promover a atualização monetária do FGTS. Os metalúrgicos de Pinda receberão esse reajuste com a correção até os dias atuais.

Num vídeo publicado na página oficial do sindicato na rede social Facebook, o presidente, André Oliveira, convoca os trabalhadores a comparecerem, o mais breve possível, na sede da entidade para apresentarem os documentos exigidos pela Justiça para terem acesso ao valor corrigido, que varia de acordo com o salário que cada funcionário recebia na época da gestão de Collor.

Os trabalhadores devem entregar no sindicato um envelope com um número de telefone para contato e cópias da carteira de trabalho (página da foto e do registro da fábrica no período de 1989-1990), RG (Registro Geral), PIS (Programa de Integração Social) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Oliveira ressaltou que devido às medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), os interessados devem comparecer no sindicato com máscaras de proteção e caneta para assinarem o protocolo até o próximo dia 26 “Sabemos da gravidade da pandemia, mas não tem como adiar, por causa do prazo da Justiça e também porque muitas dessas pessoas devem estar precisando do dinheiro. Contamos com o apoio de todos para dar andamento ao processo”.

Os documentos devem ser entregues na sede do sindicato, entre as 9h e 17h, que fica na rua Sete de Setembro, número 232, no Centro de Pinda.

Já os moradores do distrito de Moreira César podem apresentar os envelopes na subsede, que funciona no mesmo horário da sede, na rua Albert Sabin, nº 40, no bairro Ipê 1.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?