Pindamonhangaba amplia em 85% frota do departamento de Trânsito
Veículos são alugados por mais de R$ 15 mil mensais; Guarda recebe Base Móvel
Lucas Barbosa
Pindamonhangaba
Para modernizar e ampliar a frota municipal de Pindamonhangaba, o prefeito Isael Domingues (PR) apresentou na última sexta-feira os sete veículos que serão utilizados a partir desta semana pela Guarda Municipal e o Deptran (Departamento Municipal de Trânsito). Os automóveis, alugados por pouco mais de R$ 15 mil mensais, são considerados peças fundamentais no esquema de organização do tráfego durante o Carnaval.
De acordo com o Executivo, com a melhoria o Detran passará a contar com mais quatro motocicletas e dois carros, ampliando em 85% sua frota, que até então era de quatro motos e três carros.
No contrato de locação, que tem duração de até um ano, estão inclusos os gastos com manutenção, seguro e documentação dos veículos. Além disso está prevista a substituição dos automóveis, caso apresentem algum problema de funcionamento.
Para a diretora de Trânsito, Luciana Viana, a medida oferece melhores condições para que os agentes desempenhem suas funções. “Sem dúvida esta melhoria nos ajudará a otimizar nossa atuação, já que a frota estava um pouco antiga. Para se ter ideia, as motocicletas eram de 2006 e os carros de 2011”.
A diretora revelou ainda qual será a primeira missão em que os automóveis serão utilizados. “Esse reforço na frota será fundamental para que possamos organizar o tráfego em pontos estratégicos do município durante o Carnaval. Agora, já que mais que dobramos o número de veículos, teremos mais tranquilidade para atender o que foi estabelecido no esquema especial de trânsito voltado a esse grande evento”.
Já a Guarda Municipal, que contava com nove carros, foi contemplada com uma base móvel. Além de sinalizadores, o veículo possui compartimento interno traseiro com assentos e mesa auxiliar, instalação elétrica para ligação externa e toldo de proteção. “O emprego da Base Móvel ocorrerá após criteriosa avaliação do Comando da Guarda Municipal. Ele visará fazer frente a circunstâncias que necessitem da presença não permanente de policiamento, onde haja necessidade ocasional ou transitória, ainda que periódica”, explicou o secretário de Proteção e Bem-Estar, José Sodário.