Pindamonhangaba altera sistema de coleta para exames preventivos femininos

Procedimento deixa de ser realizado no Laboratório Central a partir da próxima semana; ação tenta garantir mais agilidade no atendimento

Ciaf de Pinda, onde segue sendo realizado os exames preventivos femininos; serviço será reorganizado (Foto: Divulgação PMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou na manhã da quinta-feira (11) que promoverá uma alteração na organização do serviço gratuito de exames preventivos femininos. A medida tem como objetivo ordenar o fluxo de atendimento na cidade e agilizar a entrega dos resultados às pacientes.

De acordo com a secretaria de Saúde, as moradoras de Pinda que regularmente realizam o exame Papanicolau, responsável por detectar possíveis alterações nas células do colo do útero, a partir da próxima segunda-feira (15) não devem mais se dirigir ao Laboratório Central. Além das 21 ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) e cinco UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) distribuídas pela cidade, a coleta de material para o procedimento passará a ser realizada apenas no Ciaf (Centro Integrado de Atendimento à Saúde da Mulher), que fica na rua João Gama, nº115, no bairro São Benedito.

Segundo a diretora de Atenção Básica de Saúde de Pinda, Luciana dos Santos, a alteração objetiva facilitar a realização dos exames, ordenar o fluxo de atendimento e também garantir mais agilidade na entrega dos resultados. A profissional destacou ainda a importância da realização do procedimento preventivo. “As mulheres que iniciaram a vida sexual devem procurar as unidades de saúde do bairro onde moram para a realização do exame, que detecta alterações nas células do colo do útero, nódulos ou cistos, bem como doenças como clamídia, sífilis, gonorreia, HPV, candidíase e tricomoníase”.

A diretora de Atenção Básica de Saúde informou ainda que a partir de junho no Ciaf a coleta de material para a realização do exame Papanicolau ocorrerá em quatro dias da semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?