Pinda se prepara para sediar evento regional de combate ao racismo

Agendado para o próximo dia 25, fórum conta com participação de autoridades federais; cidade avança em ações de promoção da igualdade racial

O prefeito Isael Domingues (esq.) participa de evento que discute o racismo, em Brasília (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

Primeiro município paulista a aderir à Rede Global de Cidades Antirracistas, Pindamonhangaba se prepara para sediar no próximo dia 25 um fórum regional que discutirá políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Além de representantes das 39 cidades da região, o evento contará com a presença de autoridades federais.

Cumprindo agenda em Brasília na última semana, o prefeito Isael Domingues (PL), reuniu-se com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos da Vice-Presidência da República, Gustavo Guimarães. Na ocasião, o chefe do Executivo informou ao representante federal que a AMVale (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) apoiará a realização do fórum em Pinda, que contará com a presença da secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e outras autoridades federais. A reunião foi acompanhada pela comitiva de Isael, formada pelo secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, pelo secretário de Finanças e Orçamento, Claudio Fonseca, e pelo vereador, Carlos de Moura, o Magrão (PL).

Em nota oficial, a Prefeitura informou que Iêda irá apresentar no fórum aos representantes das cidades que integram à AMVale detalhes do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e a importância de adesão a ele. Criado em 2010 e em funcionamento desde 2014, o Sinapir possibilita a articulação do Governo Federal com estados e municípios para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. Para que possam aderir ao sistema, as cidades necessitam possuir um Conselho de Promoção da Igualdade Racial ou um órgão público destinado à promoção da igualdade racial na estrutura administrativa. Na RMVale, a única cidade que faz parte do Sinapir é São José dos Campos.

A expectativa de Pinda é passar a compor o sistema o mais breve possível. O Município vem se destacando em ações voltadas à promoção da igualdade racial. Em ato inédito a nível estadual, ele aderiu no fim de abril à Rede Global de Cidades Antirracistas.

Criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no início deste ano, o grupo de cooperação conta com cidades das américas do Norte e Sul e busca inovar em políticas públicas de promoção da igualdade racial para beneficiar a população negra, indígena, quilombola e cigana, assim como refugiados, imigrantes e demais grupos étnicos minorizados e vulneráveis socialmente. Os membros da rede regularmente se reúnem para a definição de estratégias e ações conjuntas que contribuam para a causa.

Ao longo deste ano, a Prefeitura de Pinda promoveu diversos eventos relacionados à temática da questão racial. Os dois principais foram a Premiação Protagonistas Negras, que em 29 de agosto homenageou diversas moradoras negras que impactaram positivamente na cidade, e o 1º Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Por uma Cidade Antirracista, realizado em 2 de setembro e que contribuiu para a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?