Pinda recebe reunião regional sobre Município Verde Azul

Cidade intensifica ações para melhorar a colocação no ranking do Meio Ambiente

Elisabeth Almeida
Pindamonhangaba

A secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba recebeu esta semana a equipe técnica do Estado para reunião regional sobre o PMVA (Programa Município Verde Azul). Este ano o município conquistou a 53ª colocação, garantindo o certificado que reconhece o empenho no cumprimento de diretivas ambientais.
O encontro contou com a presença de representantes das cidades das bacias hidrográficas da Mantiqueira, Paraíba do Sul e Litoral Norte. Na ocasião, o técnico da secretaria de Meio Ambiente do Estado estabeleceu as ações e diretrizes a serem seguidas durante este ano, já que o PMVA qualifica atividades ambientais, mas também para a melhoria da qualidade de vida da população, como esgoto tratado, destinação de resíduos sólidos, projetos de educação ambiental e gestão das águas.
Durante a reunião, as cidades de Pindamonhangaba e Guararema, únicos municípios da bacia do Rio Paraíba do Sul que conquistaram a certificação no ano passado, explanaram sobre suas experiências até adquirirem o selo de Município Verde Azul. Pindamonhangaba foi colocada como referência, já que entre mais de seiscentos municípios participantes, ficou com a 53ª colocação.
De acordo com a assessora de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martín, a reunião foi produtiva. “Esperamos com este encontro intensificar e aprimorar nosso trabalho, ações e planejamento, para com isso melhorarmos nossa colocação no ranking deste ano”.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem como principal objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, auxiliando as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. A prefeitura que consegue este certificado tem prioridade em recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
O ranking é lançado anualmente, sendo analisado a partir do mês de outubro de cada ano. Desde o final de 2015, até outubro desde ano, as cidades terão seu desempenho analisado, recebendo, ou não, a certificação no ano seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *