Pinda recebe 46º Feste com vinte espetáculos teatrais
Apresentações abrangem categorias adulto, infantil, rua e convidados; retirada de ingressos é necessária para alguns locais
Raphaela Dias
Pindamonhangaba
As artes cênicas voltam a ser um espaço especial em Pindamonhangaba a partir da próxima sexta-feira (8) até o dia 17. A Prefeitura já finalizou os preparativos para o 46º Feste (Festival Nacional de Teatro), que deve contar com vinte espetáculos realizados em locais diferentes da cidade.
Considerado “Bem Cultural de Natureza Imaterial” desde 2022, o Feste foi criado para estimular os grupos de teatro em atividade no país, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural. O evento já faz parte do calendário oficial da cidade, sendo promovido anualmente.
A edição este ano tem o apoio do Sesc Taubaté, Sesi São José dos Campos e Nova Gokula, e financiamento por meio da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Lei Paulo Gustavo. As apresentações serão nas categorias adulto, infantil, rua e convidados.
De acordo com a Prefeitura, o festival recebeu 192 inscrições de 58 cidades e 11 estados brasileiros, das quais 16 produções foram selecionadas. A curadoria é formada por nomes que possuem relação com as artes cênicas da cidade, como Adbailson Cuba, Laila Gama e Victor Narezi.
A maioria das apresentações vão ocorrer no Teatro Galpão e na Estação Cidadania, onde haverá entrega de ingressos uma hora antes do início, de forma gratuita. Para as peças teatrais no Bosque da Princesa, Parque da Cidade e praça Monsenhor Marcondes, não será necessário retirar ingresso.
“As Três Marias”, “Cão Chupando Manga”, “Entre Mundos” e “Onde Você Está” são alguns dos espetáculos que o público pode esperar.
A programação completa, com detalhes sobre as apresentações de cada categoria, está disponível no site da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br/feste.