Pinda quer remanejar R$ 2,6 milhões para combate à Covid-19

Montante, oriundo de emendas impositivas, deve reforçar orçamento da pasta para atendimento de rotina de pacientes na pandemia

A entrada principal do Pronto Socorro de Pinda; cidade discute verbas para a Saúde e Assistência Social (Foto: Bruna)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Com mais de dez mil casos positivos da Covid-19, a Prefeitura e a Câmara de Pindamonhangaba discutiram, na última sexta-feira (9), a possibilidade de remanejamento de cerca de R$ 2,6 milhões para a secretaria de Saúde. O valor garantirá reforço para o enfrentamento da pandemia.

Ao menos dez vereadores participaram da reunião, incluindo o presidente do Legislativo, José Carlos Gomes, o Cal (PRB), além de secretários da Prefeitura. De acordo com informações do Município, na última semana foram entregues oficialmente a proposta de remanejamento de emendas impositivas para o orçamento deste ano. Apesar da entrega ter sido feita nesta legislatura, a destinação foi definida pelos antigos vereadores.

O montante, que antes seria destinado para aquisição de equipamentos, reformas de unidades e despesas da pasta, será utilizado exclusivamente para o combate à Covid-19, dividindo-se em contratação de profissionais de saúde, custeio de despesas, insumos e medicamentos, além da compra de cestas básicas pelo Fundo Social de Solidariedade.

Com o aumento da infecção na cidade, os gripários (locais destinados para atendimentos de pacientes com sintomas gripais) estão cada vez mais cheios, tema também discutido durante o encontro. A promessa é que ainda nesta semana, a secretaria de Saúde faça uma reunião para prestar contas de todos os investimentos e recursos recebidos que foram empenhados para o combate ao vírus.

No início desta semana, Pindamonhangaba chegou a 109% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), isso significa que os 22 leitos disponíveis na rede pública estão ocupados. Foi necessário que mais dois da enfermaria recebessem equipamentos para atendimento dos enfermos. Essa foi primeira vez, desde março passado, que a situação intensiva em Pindamonhangaba se agravou desta forma. A cidade tem 66 pessoas internadas em decorrência da doença, que já vitimou 192 moradores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?