Pinda estende programa que dá oportunidade a desempregados

Quase 160 são atendidos com implantação do sistema na cidade, que planeja aumentar para 28% os contemplados

Reunião debate implantação de Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado em Pinda; trabalho atende cerca de 160 pessoas (Foto: Divulgação)
Reunião debate implantação de Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado em Pinda; trabalho atende cerca de 160 pessoas (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Para dar oportunidade de aprendizado e sustento por dois anos para moradores de Pindamonhangaba que estão fora do mercado de trabalho, a Prefeitura ampliou em janeiro o Pead (Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado). Após a convocação de 45 bolsistas no início do mês, o Executivo revelou na última semana que pretende aumentar em 28% o número de contemplados pelo projeto até o fim do ano.

Implantando em 2002, o Pead atualmente oferece a 157 moradores de Pinda uma bolsa-auxílio de R$ 709, vale-transporte e cesta básica. Em contrapartida, os beneficiados cumprem uma carga horária diária de oito horas de trabalho na Prefeitura.

Os novos selecionados, que atuarão a partir do próximo dia 23, haviam se inscrito no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), responsável pela identificação dos candidatos que apresentam maior vulnerabilidade social. “Temos uma lista de interessados com mais de três mil nomes. Além de contribuir financeiramente com os bolsistas, o Pead dá autoestima e ensinamentos para estas pessoas que estavam desempregadas. Vale ressaltar que os selecionados são desligados após dois anos, dando oportunidade para outros que estavam na fila de espera”, explicou a diretora de Assistência Social, Ana Paula de Almeida.

Além de revelar que existe a expectativa de que mais 45 moradores sejam integrados ao programa até o fim de 2018, atingindo 202 vagas, Ana Paula informou que a pasta busca firmar parcerias com órgãos voltados à capacitação profissional, com o objetivo de qualificar ainda mais o Pead. “Estamos estudando a abertura de um centro de qualificação profissional, em parceria com o Senai e Senac, para que ao fim da experiência os participantes possam ter maior facilidade para entrarem no mercado de trabalho”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?