Pinda distribui “kit calor” para moradores em situação de rua

Ação tenta reduzir impacto das fortes temperaturas e deve durar enquanto permanecer a onda de calor na região

Kit Calor distribuído pela Prefeitura de Pinda, para que pessoas em situação de rua se protejam do sol (Foto: Reprodução PMP)

Andréa Moroni
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba encontrou uma forma de amenizar o impacto do forte calor para pessoas em situação de rua. A Assistência Social da cidade criou o Kit Calor, que conta com material para quem convive diretamente com o sol no período mais quente do ano.

Um levantamento da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo registrou aumento de 102,5% nos atendimentos ambulatoriais e internações causadas pela exposição ao calor nos sete primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Cinco pessoas morreram.

A preocupação com 2023 é grande. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta vermelho para a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) devido à onda de calor que está estacionada na região. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) orientou a população sobre a previsão de temperaturas 5ºC acima da média e os riscos para a saúde.

De olho neste cenário, o Serviço Especializado de Abordagem Social da secretaria de Assistência Social de Pinda passou a distribuir o Kit Calor para a população em situação de rua na cidade. O kit inclui contém um boné para proteção solar, protetor solar para cuidar da pele e água para manter a hidratação.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Paulo de Almeida Miranda, o setor de abordagem social está fazendo abordagem direta nas ruas da cidade para a entrega dos materiais. “Até agora nós já entregamos cinquenta kits e já estamos preparando mais entregas”.

A intenção da secretaria é continuar com a ação enquanto durarem as altas temperaturas. “Nós também atendemos os moradores em situação de rua na sede da secretaria. E entregamos o kit para essas pessoas também”.

A secretaria fica na rua Dr. Laerte Machado Guimarães, nº 590, na Vila Borghese. O telefone para contato é o (12) 3643-1607.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?