Pinda discute criação de Estacionamento Rotativo Inteligente
Ação debatida pela secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos e o Conselho Municipal Gestor de Parcerias Público-Privadas aposta em tecnologias para qualificar ações de mobilidade urbana
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Colhendo os frutos do planejamento que transformou Pindamonhangaba em uma “cidade inteligente” (além dela, somente São José dos Campos tem esse título no Brasil), a Prefeitura tem avançado na proposta para o Estacionamento Rotativo Inteligente e Mobiliário Inteligente. A proposta é tema de reuniões entre a secretaria de Tecnologia Inovação e Projetos da Prefeitura e o Conselho Municipal Gestor de Parcerias Público-Privadas, com direito à audiência pública, para receber ideias e solicitações da população.
Entre as novidades do projeto, a criação de um estacionamento rotativo com segurança e inteligência a implantação de abrigos de ônibus com câmera de segurança, WI-FI, display LCD com propaganda, mobiliário padrão europeu, LCD com integração com todos os sistemas de transporte e atendimentos da Prefeitura. De acordo com os responsáveis pelo novo modelo, a arrecadação do financiamento irá financiar novos mobiliários urbanos e abrigos com tecnologia e conforto aos moradores. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Piorino (PL), do responsável pela pasta, Danilo Velloso e o secretário de Finanças e Orçamento, Claudio Fonseca.
Segundo o Município, em quase dez anos, a cidade elevou em 55% a frotad de automóveis e atualmente conta com aproximadamente cem mil veículos. Dessa forma, a rotatividade e democratização do acesso às vagas do estacionamento é necessária, com foco no fortalecimento da região central e comercial. O projeto alia também a modernização dos pontos de ônibus.
“Hoje, os ‘abrigos-amigo’, como estão sendo chamados, com tecnologia para comodidade e segurança, são necessários para melhor serviço ao cidadão. Pessoas poderão ficar sozinhas com acompanhamento remoto, podendo inclusive solicitar ajuda. A inteligência está na tecnologia empregada, mas principalmente no modelo de operação, fazendo com que o modelo se sustente economicamente sem onerar os cofres públicos, uma iniciativa sem similar no país”, comentou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.
O Município se prepara ainda para o lançamento do processo licitatório nessa parceria público-privada que busca transformar a mobilidade urbana de Pinda.