Pinda avança em trâmite para construção de centro de proteção animal

Investimento municipal de quase R$ 600 mil garante unidade que deve atender cerca de cem animais

Cães são alvo de (Foto: Reprodução PMP)
Cães abandonados também serão atendidos pelo Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Foto: Reprodução PMP)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), revelou na última semana que avançou no processo burocrático para a construção do Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais). Orçada em R$ 575 mil, a implantação da unidade tenta proporcionar uma melhor estrutura de atendimento aos bovinos, cães e gatos abandonados.

No último dia 29, o chefe do Executivo assinou a homologação (ato de validação) do processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela reforma do atual prédio do Abrigo Municipal de Animais, no bairro Maçaim, que futuramente receberá o Cepatas.

De acordo com a secretária de Obras e Planejamento Urbano, Marcela Franco, as melhorias no imóvel proporcionarão mais estrutura para que a equipe veterinária atenda cerca de cem animais de pequeno e grande porte.

Além de canis, gatis e espaço de acolhimento para bovinos, o projeto prevê a construção de salas de: cirurgia, internação, maternidade, vacinação e de banho e tosa. O prédio também contará com setores de administração, recepção, consultório e de eventos para feiras de adoção. “O projeto estrutural do Cepatas é muito bem pensado para que os animais recebam todo o tratamento adequado no local. A unidade colaborará também com o trabalho realizado para o aumento da rotatividade do abrigo e para diminuir o número de cães e gatos abandonados”, explicou a secretária.

Além de revelar que a melhoria atenderá uma antiga reivindicação de entidades de proteção animal, Isael ressaltou a importância do futuro aparelho público. “Nossa intenção é melhorar o acolhimento e a maneira como os animais abandonados são tratados. Isso também é um trabalho de saúde e prevenção. O Cepatas será um centro de serviços com todo o atendimento necessário, para que eles possam ser colocados para adoção.   Além de castrações, também trabalharemos com ações de conscientização da população para evitar novos abandonos”.

Segundo o Executivo, o próximo passo burocrático será a assinatura do contrato de serviço com a empresa vencedora do processo licitatório.

Além da expectativa de início da obra, o Município preferiu não revelar o nome da terceirizada selecionada, já que sua contratação ainda não foi oficializada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?