Pinda anuncia projetos para drenagem do Alto Cardoso e Chácara Galega

Ação do município tem como objetivo eliminar os focos recorrentes de alagamento; períodos de chuvas preocupam Prefeitura

Planta de bairro em Pinda; cidade estuda soluções de drenagem (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Devido às fortes chuvas que caíram na região, Pindamonhangaba voltou a registrar pontos de alagamento nos bairros Alto Cardoso e Chácara Galega. Como meio de eliminar os problemas, a gestão municipal anunciou obras de drenagem como meio eliminar os focos de enchente.

Somente no último dia 30, a Defesa Civil constatou que o choveu 42 milímetros de chuva, aproximadamente um quarto de todo o previsto para novembro, que fechou com 185 milímetros.

As enchentes são o problema crônico no município. Como forma de solucionar a problemática, ainda neste ano, a Prefeitura contratou uma empresa especializada para a elaboração de um projeto executivo para a drenagem em áreas afetadas. Ao todo, são investidos R$ 94 mil neste projeto que teve início em agosto e a expectativa de finalização é até março de 2023.

O novo sistema da rede de drenagem irá percorrer as ruas Cônego José Luiz Pereira Ribeiro (Academia Aerofisic), avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, rua Major João Alfredo Homem de Mello, Rua dos Bentos, rua Major José dos Santos Moreira, rua Ignácio Henrique Romeiro, rua Professor Demétrio Boueri até a travessia existente da linha férrea MRS, com previsão de lançamento das águas no córrego da Galega e Campo Belo.

A Prefeitura contratou também o cronograma e orçamento para planejamento de obras futuras, uma vez que ação demandará grande aporte financeiro.

O vice-prefeito Ricardo Piorino (PL) destacou que os detalhamentos de projeto estão em execução, para o levantamento dos custos com orçamento e cronograma físico deste investimento. “Vamos precisar de parcerias, recursos externos do governo federal e estadual, emendas de deputados e apoio da Câmara, pois somente com dinheiro do tesouro municipal não será possível executar essa obra”.

As equipes da secretaria Obras e Serviços Públicos atuam também na limpeza de bocas de lobo para melhorar o fluxo de massagem de água. As autoridades municipais solicitaram a colaboração dos moradores para que o descarte de lixo e objetos sejam feitos de maneira correto, evitando que a drenagem seja afetada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?