Para conter violência, Pinda investe em melhorias no sistema de iluminação

Prefeitura inicia colocação de 19 mil pontos de luz; ação tenta combater crescimento da violência

Avenida de Pinda que deve receber troca de sistema de iluminação; cidade investe para reforçar segurança (Foto: Arquivo Atos)
Avenida de Pinda que deve receber troca de sistema de iluminação; cidade investe para reforçar segurança (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Com um investimento municipal de cerca de R$120 mil, a Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou nesta semana a colocação de luminárias com lâmpadas LEDs em diversos pontos da cidade. A ação, que busca garantir uma maior segurança à população, faz parte de um plano de medidas que planeja melhorar 19 mil pontos de iluminação pública até o fim de 2018.

Apontado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como um fator primordial para a prevenção de crimes, a iluminação pública constantemente é alvo de reclamações na maioria das cidades brasileiras. Em Pindamonhangaba a situação não é diferente, já que diversas famílias, principalmente de bairros periféricos, convivem há anos com transtornos relacionados a falhas no sistema de iluminação.

A violência é outra questão que preocupa os moradores, já que a cidade registrou aumento no número de roubos e furtos nos primeiros sete meses do ano, comparado ao mesmo período de 2016. De acordo com dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, o número de roubos saltou de 429 para 479, representando um crescimento de mais de 11%. Já os furtos, tiveram um aumento de mais de 9%, passando de 949 para 1.035 ocorrências.

Para tentar reduzir os índices, o Executivo aposta na instalação de duzentas luminárias em pontos estratégicos do município até o fim do ano. De acordo com o secretário de Serviços, Josué Bondioli, as primeiras luminárias foram colocadas, na avenida Coronel Fernando Prestes, praça Monsenhor Marcondes, rua Deputado Claro César e nas proximidades do Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, todas vias na região central. “Temos feito o possível para dar mais segurança à cidade, como a implantação das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), Atividade Delegada e agora as melhorias no sistema de iluminação. As lâmpadas substituídas serão reaproveitadas em locais necessitados, como o Ribeirão Grande, na zona rural”.

Bondioli revelou ainda detalhes do projeto que procura melhorar quase vinte mil pontos de iluminação pública até o fim do ano que vem. Firmaremos uma PPP (Parceria Pública-Privada) para que possamos angariar recursos para realizar esta troca tão considerável. Ainda não temos o valor fechado de quanto será necessário, mas certamente será um investimento altíssimo. Mesmo assim é importante explicar que além de melhorar a iluminação, as lâmpadas LED são muito mais econômicas que as atuais.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?