Para conter aumento da violência, Pinda investe em videomonitoramento

Implantação deve ser iniciada até o fim de outubro; Centro e Araretama são prioridades

Unidade móvel durante trabalho de atenção na região central de Pinda; município luta contra o crescimento da criminalidade em 2016 (Foto: Arquivo Atos)
Unidade móvel durante trabalho de atenção na região central de Pinda; município luta contra o crescimento da criminalidade em 2016 (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Para tentar garantir uma maior segurança à população, a Prefeitura de Pindamonhangaba espera até o fim de outubro instalar um sistema de videomonitoramento no município. A iniciativa prioriza a redução de furtos e assaltos na região central, e também tenta evitar o aumento da violência no Araretama.

De acordo com os dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, Pindamonhangaba registrou, de janeiro a julho, um aumento no número de furtos e roubos, comparado ao mesmo período de 2015.

Segundo o levantamento, o município teve nestes primeiro sete meses do ano, 949 furtos. No ano passado, a modalidade criminosa atingiu 759 casos. No mesmo período, a cidade registrou 429 roubos, nove a mais do que no ano passado.

Em latrocínios (roubo seguido de morte), Pindamonhangaba passou de um caso nos 12 meses de 2015 para quatro, nos sete meses do ano.
A cidade também teve aumento no número de vítimas de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, já que enquanto de janeiro a julho deste ano, 21 pessoas foram mortas, no mesmo período do ano passado, o numero chega a 15.

Para tentar conter a criminalidade, a Prefeitura investiu mais de R$ 2,5 milhões na contratação de uma empresa que será responsável pela instalação de 16 câmeras de videomonitoramento e do sistema digital que dá estrutura para os guardas municipais que ficarão na cabine de controle.

De acordo com o secretário de Administração, Edson Macedo, desde o início da atual gestão, o município vem se adaptando para a implantação do sistema. “Já foram instalados noventa quilômetros de fibra ótica pelo município, que facilitarão a transmissão dos dados e imagens. É importante ressaltar que a licitação para a contratação desta empresa, que também trabalhará na manutenção do sistema, será por 36 meses”.

Locais – Macedo revelou ainda os locais escolhidos para a implantação das câmeras. “Dez serão instaladas no Centro, para oferecer mais segurança aos comerciantes e clientes que circulam por esta região. O Araretama, que infelizmente tem altos índices de violência, também receberá duas câmeras. Já o distrito de Moreira César terá quatro câmeras implantadas em locais estratégicos. Nossa expectativa com essa iniciativa é que o número de crimes reduza drasticamente nestes pontos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?