Isael volta a articular funcionamento do novo AME
Espaço em Taubaté deve desafogar os atendimentos na saúde pública da microrregião de Pinda
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Com foco na abertura do atendimento do novo AME (Ambulatório Médico Especializado), o prefeito Isael Domingues (PL) se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn. O início dos atendimentos especializados poderá garantir fluidez às consultas do CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Em coletiva de imprensa, Domingues afirmou que com a abertura do AME Taubaté, referência para Pindamonhangaba, à assistência de saúde no município deve melhorar, uma vez que haverá mais oportunidades de atendimento.
Desde 2019, o prefeito vem cobrando o Governo do Estado acerca da entrega do ambulatório. Na época, o governador João Doria (PSDB), havia afirmado que o equipamento deveria ser entregue em janeiro de 2020. As obras do AME foram iniciadas há cerca de seis anos e tinha previsão de conclusão em um ano, mas divergências com a Prefeitura de Taubaté e a empresa contratada para as obras, a Construtora Alexandre Danelli, causaram a rescisão do contrato e pausa nas obras por mais de um ano.
A articulação de Isael no Estado contou também com o apoio do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV). A expectativa é que o ambulatório seja entregue em breve. Outro tema que também fez parte da discussão para a saúde de Pindamonhangaba foi a Rede Lucy Montoro com foco na assistência oncológica.
RMVale – Em maio deste ano, Doria anunciou investimento de R$ 130 milhões para um Hospital Regional em Cruzeiro, que deve suprir as demandas do Vale Histórico e Vale da Fé.